Termina hoje, 31 de Maio, uma visita de cinco dias, efectuada por três técnicos da DGEBS (Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário), às escolas básicas do concelho.
Seguimento das crianças com NEE, pluridocência, ensino por competência, modelos de gestão e supervisão pedagógica formavam o pacote dos objectivos que norteavam esta visita.
No final da visita, a equipa reuniu-se com o senhor Delegado do Ministério da Educação e Desporto, os coordenadores pedagógicos e demais coordenadores da Delegação, num encontro síntese da visita aos sete dos dez Pólos educativos do concelho.
Dessa síntese ficou claro a melhoria, de um modo geral, tanto das condições físicas das escolas, como no tocante ao processo ensino-aprendizagem, relativamente à última visita ao concelho.
O processo dos alunos encontra-se bem organizado em todos os pólos educativos e as cantinas escolares funcionam sem dificuldades maiores.
Contudo, a equipa central deixou algumas sugestões de melhorias organizacionais no tocante a gestão educativa, mais concretamente, no que se refere a gestão pedagógica e administrativa.
Nesse particular, sublinhou a necessidade de se ter um registo de visitas e demais actividades realizadas nos Pólos Educativos; dinamizar o Conselho de Pólos e o Núcleo Pedagógico; actualizar o inventário nos Pólos; elaborar planos de recuperação dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem; actualizar o cartão de sanidade das cozinheiras e a real necessidade de intervenção nalguns espaços físicos educativos.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário