Fazendo jus à célebre frase de Confúcio para o ambiente “Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança”, a Delegação do Ministério da Educação e Desporto do Tarrafal reuniu crianças de todos os Pólos educativos e Escolas Secundárias do concelho, para uma reflexão/sensibilização sobre a problemática ambiental.
O programa incluía visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), passeatas pela orla marítima, palestras, poemas, canções e plantação de árvores, tudo isto num ambiente colorido e festivo.
Eram dez horas da manhã quando alunos, professores e demais colaboradores, partiram da Delegação, rumo à ETAR, onde já se encontravam dois técnicos da Câmara Municipal: Victor Mendes (Biólogo) e Manuel Landim (Químico) que iriam orientar a visita, falando das diferentes fases de tratamento das águas residuais, das dificuldades que ainda persistem e dos projectos futuros.
Baia de Chão Bom, conhecida por “Rabu Coco”, outrora coberta de dunas de areia, hoje a paisagem é esta que temos na foto, triste e desoladora.
Poemas, canções, e pequenas dramatizações apresentadas pelos alunos antecediam a mensagem que o senhor Delegado tinha para um dia tão especial como este. Na sua mensagem, agradeceu o apoio, da Câmara Municipal, do Ministério do Ambiente, da Delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural e demais colaboradores, realçando a necessidade de uma junção de esforços em prol do ambiente. Para ele, toda a legislação ambiental deve ter por base a educação.
“Águas residuais e resíduos sólidos” foi o tema da palestra animada pelo senhor engenheiro, Florisvindo Furtado, centrado no lema da ONU: Pensar, Comer e Conservar. Numa metodologia dialogada trabalhou o conceito dos “três Rs”, águas residuais e resíduos sólidos. Terminou com uma pergunta de reflexão:
- Qual o papel de cada um de nós na gestão do lixo?
A plantação de árvores na escola de Lém de Achada, fechou o programa do dia, rico em mensagens alusivas ao dia.
NCI
Estimado senhor/senhora
ResponderEliminarOlá, como vai você? Meu nome é Emilio Fernández, e eu sou um garoto espanhol muito interessado em viajar o mundo para saber coisas sobre a cultura, monumentos, paisagens, etc. ... Infelizmente, na maioria das vezes é muito caro para viajar para conhecer países distantes, o que é impossível para a minha pequena economia, então eu acho uma boa maneira de viajar com a imaginação em todos os cantos do planeta é conseguir uma carta por correio para todos os países do mundo como uma espécie de pequena lembrança. Na minha colecção, recebi cartas de uma série de países, mas eu gostaria de estender minha colecção de ficar pelo menos uma carta de cada país e território no mundo com sua própria administração postal.
Às vezes é muito difícil encontrar em muitos países, uma pessoa que está disposta a enviar uma carta pelo correio. Acho que uma carta ou um cartão-postal é uma memória maravilhosa e ao mesmo tempo, uma forma original de promover um país no mundo.
Portanto, gostaria de pedir um pequeno favor, você vai ter a amabilidade de enviar uma carta por correio normal do Cabo Verde? Eu sei que o seu blog não e o lugar adequado para pedir isso e, certamente, e possível que você não pode me ajudar, mesmo, é muito provável que você ignore a minha carta, mas de qualquer maneira, quero agradecer o tempo que você gasta lendo esta carta.
Se você quiser me ajudar a completar a minha colecção de cartas, por favor escreva para mim, para o seguinte endereço:
Emilio Fernández Esteban
Calle Valencia, 39 Bajo C
28903 Getafe (Madrid)
Espanha
Também gostaria de vos convidar a visitar o meu blog:
http://cartasenmibuzon.blogspot.com/
Neste link você pode ver as fotos com todas as cartas que tenho recebido de diferentes países.
Finalmente, gostaria de reiterar minha gratidão pela vossa atenção, e também enviar os meus melhores votos de paz, saúde e felicidade para você, sua família e amigos.
Atenciosamente
Emilio Fernández