A senhora Ministra da Educação e Desporto esteve no concelho do Tarrafal de Santiago nos dias 21 e 22 do corrente, naquela que foi a sua primeira visita oficial ao concelho.
O senhor Director dos Recursos Humanos, o senhor Director Geral do Ensino Secundário, um técnico da Direcção Geral dos Desportos, a senhora Delegada do MED da Praia e a senhora Responsável pelo Núcleo de Comunicação e Imagem do MED eram os elementos que compunham a sua comitiva, cuja recepção aconteceu pelas 9:30 horas na escola do EBI de Monte Vermelho.
O programa de visita começou com essa escola e terminou na de Achada Tenda, passando por tudo: dos jardins infantis às Escolas Secundárias, escutando os alunos, dialogando com os professores, ouvindo e constatando a realidade educativa e desportiva no concelho. E por onde quer que passasse, esta equipa era saudada com cânticos, entrega de flores e outras lembranças.
Estava ainda reservada a este primeiro dia a entrega, por parte da senhora Ministra, dos equipamentos de laboratório à Escola Secundária do Tarrafal, Escola Secundária do Maio, E.S. “Amílcar Cabral”, E.S de Achada do Monte e E.S. “Regina Silva”. O valor dos equipamentos ronda os mil e quinhentos contos.
Para a senhora Ministra, esses equipamentos são o caminho do desenvolvimento, pelo que pede ao bom uso dos mesmos.
“Cabe aos professores o desafio de construir uma nação e aí não pode haver enganos, sob pena de estarem a estragar uma vida.” – disse a senhora Ministra no final da cerimónia.
Visita de cortesia à Câmara Municipal.
O que se pode resumir dessa visita é a total abertura e disponibilidade por parte da Câmara Municipal por questões ligadas à Educação. Para o senhor Presidente da Câmara Municipal, o facto da sua lista de vereadores (6 vereadores) incluir quatro professores, traduz a sua preocupação nessa matéria.
A senhora Ministra agradeceu esta disponibilidade, lembrando que a educação e o desenvolvimento só se fazem com a conjugação de esforços de ambas as partes (governo, autarquias e sociedade civil). A educação no concelho está no caminho certo, porquanto todas as crianças que saem do pré-escolar são matriculadas no ensino básico e estas no Secundário – frisou a senhora Ministra.
Encontro com desportistas náuticos e dirigentes desportivos:
O segundo dia de visita começou com o encontro com desportistas náuticos e dirigentes desportivos, ocasião que permitiu à senhora Ministra e sua comitiva conhecer a realidade deste sector tão importante.
Dos sentimentos de todos, fica claro que a falta de apoios está na base dos principais constrangimentos que atacam o sector, não obstante a força de vontade demonstrada pelos seus promotores, dentro das suas limitações.
Para a senhora Ministra a palavra “apoio” não deve fazer parte do vocabulário dos que querem e acreditam que podem realizar algum feito. É preciso organização, definição de estratégias, identificação de problemas e necessidades, e deve partir de iniciativas locais. A senhora Ministra disse que está sendo trabalhada uma carta educativa e uma carta desportiva as quais irão dar respostas aos muitos problemas que o sector ainda enfrenta.
Depois da audiência com professores, tomou parte na inauguração do campo relvado da Delta Cultura, um espaço que, alem de proporcionar a prática desportiva, permite também trabalhar o aspecto social – fim último desta Associação.
Síntese da visita:
Eram 15:30 horas quando voltamos a reunir na Delegação do MED para a síntese da visita.
O senhor Delegado agradeceu a honra dessa visita, como sendo uma forma de poder constatar no terreno o estado de educação no concelho. Não pensa que tudo vai bem a nível da educação e desporto no concelho, mas acredita que muita coisa vai mudar a partir dali.
A senhora Ministra e sua comitiva também agradeceram a recepção e demonstraram a sua satisfação pela forma como a educação está sendo feito no concelho, onde saltam à vista a organização e o engajamento de todos. Parabenizou o senhor Delegado por isso, lamentando não podia ter vindo mais cedo.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário