Desfile de trajes tipicamente africanos, poesias, teatros e palestra estavam entre as principais actividades que marcaram a tarde do dia 14 de Junho no Pólo Educativo de Cabeça Carreira, em comemoração ao Dia da Criança Africana – 16 de Junho.
Além da comunidade educativa local (professores, alunos, pais e comunidade em geral), participaram também o senhor Delegado do MED e representantes dos serviços desconcentrados do concelho.
No discurso de abertura, o senhor Delegado agradeceu o Pólo pela organização e aproveitou o momento para falar dos direitos e liberdades das crianças, pondo a tona na educação inclusiva. Lamentou o facto de o concelho não dispor ainda de uma sala de recursos, mas “não vamos esperar até termos todas as condições para dar esse passo.” – disse.
Palestra:
“Que olhar sobre a criança com deficiência no séc. XXI” era o tema de uma palestra animada pela dra. Eva Lopes, Coordenadora do Pré-escolar.
A palestrante disse ficar com a tarefa facilitada depois de assistir uma peça de teatro, apresentado por um grupo de alunos, no acto de abertura que punha em evidência a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) numa sala de aula.
Na sua abordagem fez uma retrospectiva ao ano de 1991, altura da declaração por parte da Organização da União Africana (OUA), do dia 16 de Junho como dia da Criança Africana.
Falou dos diferentes olhares sobre crianças com deficiência ao longo da história da humanidade passando pela discriminação, segregação, integração e inclusão.
Tudo isto com a intuito de sensibilizar os pais e a comunidade educativa em geral para que possam dar uma atenção mais diferenciada a essas crianças respeitando sempre as suas limitações.
Apresentação do relatório de estudo:
Seguiu-se a apresentação do relatório de estudo: “Boas Práticas sobre educação inclusiva em Cabo Verde” pela Psicóloga Janete Fortes. O referido relatório é o produto de experiências colhidas nos concelhos de Santiago, S. Vicente, Fogo e Brava, sobre como a educação inclusiva está sendo trabalhada nas escolas.
Feita a apresentação do relatório, procedeu a entrega simbólica do mesmo aos gestores, serviços desconcentrados, pais das crianças com deficiência e às monitoras dos jardins infantis.
Antes de ser servido o lanche que ia fechar o programa, o Pólo fez a entrega de certificado de reconhecimento aos alunos que mais se destacaram neste ano lectivo.
Exposição:
Decorria também, em simultâneo, enquadrada na comemoração do dia da Criança Africana, a exposição de brinquedos tradicionais produzidos pelas monitoras dos jardins infantis, com apoio dos pais, A exposição vai estar aberta ao público na Delegação do MED até o final do mês.
NCI





Sem comentários:
Enviar um comentário