Terminou, na sexta-feira última, uma formação de dois dias, organizada pela coordenação do pré-escolar, em matéria dos primeiros socorros.
Sob o lema “Educar e crescer em segurança”, esta formação foi orientada pelo Delegado de saúde do Tarrafal, Dr. Rómulo Delgado e destinava-se às monitoras dos jardins-de-infância, gestores de Pólos educativos, coordenadores pedagógicos e directores das escolas secundárias.
O projeto foi financiado a 100% pela FICASE e tem por objetivo capacitar os agentes educativos para os cuidados primários antes do encaminhamento do acidentado para os serviços de saúde.
A parte teórica dominou os trabalhos do primeiro dia onde foram trazidos à baila diferentes tipos de acidentes tais como, queimaduras, afogamento, acidentes de viação, entorse, ingestão de produtos tóxicos, introdução de corpos estranhos nos ouvidos, na boca, nariz, casos de epilepsia, desmaios, alergias, choques eléctricos, entre outros.
Conforme o formador, na maioria dos acidentes, as formas de agir são as mesmas (observação do estado consciente do acidentado, respiração, batimentos cardíacos, etc.).
O segundo dia foi ocupado com questões práticas:
Foram simuladas várias situações de acidentes onde os formandos puderam demonstrar os conhecimentos adquiridos e que lhes permitiriam agir, com segurança, em situações reais.
Cada jardim-de-infância, cada Pólo educativo e cada escola secundária recebeu uma mala (kit) de primeiros socorros, com a recomendação e o comprometimento de realimentá-la sempre que necessário.
Finalmente, foi entregue um certificado de participação para cada participante.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário