Para marcar a diferença neste dia tão especial – 03 de Dezembro, várias instituições sedeadas no concelho, nomeadamente Centro de Desenvolvimento Social, Promoção Social, Centro de Juventude, Delegação do MED, Associação dos deficientes do Tarrafal, Cruz Vermelha, BCA e outras,juntaram-se à volta de um objectivo comum que é comemorar em grande, o dia dedicado às pessoas portadoras de deficiência.
O acto comemorativo teve lugar no Mercado de Cultura e Artesanato do Tarrafal, com a participação de pessoas portadoras de deficiência de todos os cantos do concelho.
Do programa de actividades constava uma palestra intitulada “ Inclusão”, animada pela psicóloga Janete Fortes. Na sua comunicação, realçou os direitos e deveres das crianças, apelando à paciência e carinho por parte daqueles que lidam diariamente com os portadores de deficiência, principalmente as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE).Lembrou também que o termo Inclusão,mais do que pertencer a uma família ou a uma escola, é saber aceitá-las nasociedade, respeitando as suas diferenças e limitações.
A anteceder ao almoço-convívio, assistiu-se a entrega de certificado de reconhecimento às instituições representadas, pela sensibilidade que vêem demonstrando a favor dessa camada que se quer cada vez mais inclusivae com os mesmos direitos e oportunidades.
Dança, música, declamação de poesia, batuque, entre outras, preenchiam toda a parte cultural que se estendeu pela tarde dentro.
“Juntos por uma Educação inclusiva”.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário