A Inspectora Geral de
Educação, doutora Clara Marques foi a oradora deste painel, e segundo ela, 98%
das escolas secundárias não tem ainda esse PEE (Projecto Educativo da Escola),
um instrumento importante a se ter em conta na política de uma educação de
qualidade, que se figura entre os dois grandes objectivos do desenvolvimento do
Milénio (erradicação da pobreza e educação de qualidade para todos).
O PEE visa adequar o
contexto educativo para um desenvolvimento sustentado da escola, ressaltando o
aspecto da organização, da gestão e promovendo uma avaliação mais eficaz.
Porque o próximo ano
lectivo vai ser o ano de sua implementação, a oradora teve a preocupação de
apontar alguns itens a considerar na elaboração de um projecto educativo (o
perfil da escola; as ambições da escola; a reflexão prática; a execução e a
avaliação).
No capítulo da
avaliação, falou da avaliação institucional, e que segundo ela, vai ser de
caracter obrigatório nas escolas já a partir do próximo ano lectivo.
Dentro desta avaliação
(avaliação institucional) pode falar da auto-avaliação/avaliação interna e
avaliação externa, com definição clara de conceitos de cada um dos tipos; e
também dos objectivos e metas.
É
um instrumento que permite construir um processo de mudança e de promoção de
melhorias, devendo ser participativo, estendendo-se a todos os actores da
comunidade escolar (direcção, professores, pessoal administrativo, pais e
encarregados de educação e alunos).
No final criou-se 3
grupos de trabalho para preparar a um projecto educativo para a escola, o
modelo de avaliação nas escolas e o aspecto da auto-avaliação.
NCI
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