Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

quarta-feira, 19 de março de 2014

Delegação do MED do Tarrafal de Santiago Participa no Atelier sobre Projecto Educativo e Importância da Auto-Avaliação das Escolas

Coordenadores, gestores de pólos educativos, subdirectores pedagógicos e directores das escolas secundárias do Tarrafal de Santiago eram os participantes neste atelier sobre projecto educativo e a importância da auto-avaliação nas escolas que teve lugar ontem, dia 18, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Tarrafal e promovido pela IGE (Inspecção Geral de Educação).
A Inspectora Geral de Educação, doutora Clara Marques foi a oradora deste painel, e segundo ela, 98% das escolas secundárias não tem ainda esse PEE (Projecto Educativo da Escola), um instrumento importante a se ter em conta na política de uma educação de qualidade, que se figura entre os dois grandes objectivos do desenvolvimento do Milénio (erradicação da pobreza e educação de qualidade para todos).
O PEE visa adequar o contexto educativo para um desenvolvimento sustentado da escola, ressaltando o aspecto da organização, da gestão e promovendo uma avaliação mais eficaz.
Porque o próximo ano lectivo vai ser o ano de sua implementação, a oradora teve a preocupação de apontar alguns itens a considerar na elaboração de um projecto educativo (o perfil da escola; as ambições da escola; a reflexão prática; a execução e a avaliação).
No capítulo da avaliação, falou da avaliação institucional, e que segundo ela, vai ser de caracter obrigatório nas escolas já a partir do próximo ano lectivo.
Dentro desta avaliação (avaliação institucional) pode falar da auto-avaliação/avaliação interna e avaliação externa, com definição clara de conceitos de cada um dos tipos; e também dos objectivos e metas.
É um instrumento que permite construir um processo de mudança e de promoção de melhorias, devendo ser participativo, estendendo-se a todos os actores da comunidade escolar (direcção, professores, pessoal administrativo, pais e encarregados de educação e alunos).
No final criou-se 3 grupos de trabalho para preparar a um projecto educativo para a escola, o modelo de avaliação nas escolas e o aspecto da auto-avaliação.

NCI 

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