A Escola de Lem de Achada no concelho do Tarrafal, comemorou no dia 10 de Maio o dia das mães. Seriam cerca de uma centena de mães que, no recinto da escola do Ensino Básico de Lem de Achada, aguardavam para quando fossem 15:45 pudessem então assistir o desenrolar das actividades comemorativas do dia das mães, organizadas pela escola. Ali não aguardavam sozinhas: professores e alunos completavam o público que ultrapassava duas centenas de pessoas.
Depois da entrega de uma flor a cada mãe presente, um grupo de alunos de aula de flauta abriu o espaço cultural, onde também entravam poemas e poesias, lindos e diversificados, declamados pelos alunos e dedicados também às mães.
O gestor do Pólo fez um breve historial do dia das mães cuja comemoração remontava a vários séculos antes da nossa era. Segundo ele, a data de 1914 foi a primeira que se tem registo e foi nos Estados Unidos da América, no dia 9 de Maio. Também deixou claro que o dia das mães varia de país para país.
Seguiu-se o momento de entrega de certificados de reconhecimento, a começar pelos professores, passando pelas cozinheiras e finalmente a todas as mães presentes na comemoração.
Palestras:
O programa previa também a animação de dois temas:
- “O papel moderador da mãe – ser ou não uma mãe responsável”;
- “A importância da família no contexto escolar”.
O primeiro foi animado pela senhora Coordenadora do Pré-escolar, Eva Lopes e o segundo pelo senhor Delegado do MED, José do Reis.
Para a oradora do primeiro tema, uma mãe, antes de ser mãe deve fazer a si mesma a seguinte pergunta: “Porque quero ser mãe?” e, “Estou preparada para ser mãe?”
“Ser mãe é um desafio muito grande, porque às vezes é a mãe que tem de arcar sozinha com a educação, alimentação e outros cuidados com os filhos porque o pai nem sempre está presente.”
“Educar é ajudar os filhos a crescer, moral, cultural e socialmente.” “Educar é transmitir amor e carinho.” Finalmente, “Uma mãe deve ser um modelo para os filhos.”
Terminou a sua intervenção felicitando todas as mães, desejando-lhes forças e muito sucesso no desempenho do seu papel de mãe exemplar.
O segundo tema teve lugar logo a seguir e o senhor Delegado começou, parabenizando o Pólo pela organização, atendendo a relevância da data.
Realçou a importância da parceria família/escola, como factor essencial na educação dos filhos.
Definiu o conceito de família: “grupo de pessoas, com relação de parentesco ou não, que vivem na mesma casa.” Para o orador, a família é a primeira e mais importante grupo social.
Falou da estrutura da família cabo-verdiana em que a mãe e o pai estão presentes, ou ainda família monoparental e família comunitária.
“Uma família deve proporcionar segurança e satisfação a cada um dos seus membros.” Quis saber até que ponto uma família está a cumprir o seu papel na educação dos filhos.
“Uma presença permanente e consciente da família na educação tem reflexo no comportamento emocional e ético na vida de uma criança.”
“Uma família deve reservar sempre um tempinho para ouvir os filhos.” Assim se evitavam que certos filhos se enveredassem pelos caminhos do álcool, da droga, da delinquência, da gravidez precoce e outros males sociais.
“Educar não é tarefa fácil e por conseguinte exige comprometimento e profissionalismo.”
“Educar é tarefa de todos – família e sociedade.”
Terminou com a máxima “A verdadeira felicidade está na própria casa, junto da sua família.”
O almoço-convívio que a seguir teve lugar contou com a comparticipação acima dos setenta por cento por parte das mães.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário