Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Aconteceu no passado Sábado, 18 de Maio, na Escola Central desta Cidade do Tarrafal de Santiago, o primeiro encontro (encontro zero), do curso “Saúde e Alimentação Escolar” sob a tutoria de Janete Fortes (psicóloga) e Liliana Lopes (pedagoga).
Saúde e Alimentação Escolar é um curso promovido pelo Instituto Universitário de Educação, financiado pela FICASE e Cooperação luxemburguesa.
Será ministrado via Rádio Educativa a partir do dia 21 e destina-se aos professores do Ensino Básico, acreditando-se que, preparados, possam prevenir, detectar e atender casos de má nutrição, doenças e outras emergências, comuns na comunidade educativa.
O concelho do Tarrafal vai ter duas turmas com um total de cinquenta formandos, e esse primeiro encontro, era apenas um encontro de socialização, onde as tutoras puderam proceder a entrega dos materiais de formação e respectivo horário de escuta radiofónico, discutir o horário dos encontros presencias e outras questões relacionadas com a assiduidade, a pontualidade, os questionários e outros elementos da avaliação.
O curso tem a duração de seis semanas e vai acontecer todas as Terças e Quintas-feiras, com sessões de tutoria aos Sábados, na Escola Central desta cidade, das 8:30 às 11:30.

 NCI

quarta-feira, 15 de maio de 2013

DIA DAS MÃES NA ESCOLA DE LEM DE ACHADA


A Escola de Lem de Achada no concelho do Tarrafal, comemorou no dia 10 de Maio o dia das mães. Seriam cerca de uma centena de mães que, no recinto da escola do Ensino Básico de Lem de Achada, aguardavam para quando fossem 15:45 pudessem então assistir o desenrolar das actividades comemorativas do dia das mães, organizadas pela escola. Ali não aguardavam sozinhas: professores e alunos completavam o público que ultrapassava duas centenas de pessoas.

Depois da entrega de uma flor a cada mãe presente, um grupo de alunos de aula de flauta abriu o espaço cultural, onde também entravam poemas e poesias, lindos e diversificados, declamados pelos alunos e dedicados também às mães.

O gestor do Pólo fez um breve historial do dia das mães cuja comemoração remontava a vários séculos antes da nossa era. Segundo ele, a data de 1914 foi a primeira que se tem registo e foi nos Estados Unidos da América, no dia 9 de Maio. Também deixou claro que o dia das mães varia de país para país.

Seguiu-se o momento de entrega de certificados de reconhecimento, a começar pelos professores, passando pelas cozinheiras e finalmente a todas as mães presentes na comemoração.

Palestras:

O programa previa também a animação de dois temas:

- “O papel moderador da mãe – ser ou não uma mãe responsável”;

- “A importância da família no contexto escolar”.

O primeiro foi animado pela senhora Coordenadora do Pré-escolar, Eva Lopes e o segundo pelo senhor Delegado do MED, José do Reis.

Para a oradora do primeiro tema, uma mãe, antes de ser mãe deve fazer a si mesma a seguinte pergunta: “Porque quero ser mãe?” e, “Estou preparada para ser mãe?”

“Ser mãe é um desafio muito grande, porque às vezes é a mãe que tem de arcar sozinha com a educação, alimentação e outros cuidados com os filhos porque o pai nem sempre está presente.”

“Educar é ajudar os filhos a crescer, moral, cultural e socialmente.” “Educar é transmitir amor e carinho.” Finalmente, “Uma mãe deve ser um modelo para os filhos.”

Terminou a sua intervenção felicitando todas as mães, desejando-lhes forças e muito sucesso no desempenho do seu papel de mãe exemplar.

O segundo tema teve lugar logo a seguir e o senhor Delegado começou, parabenizando o Pólo pela organização, atendendo a relevância da data.

Realçou a importância da parceria família/escola, como factor essencial na educação dos filhos.

Definiu o conceito de família: “grupo de pessoas, com relação de parentesco ou não, que vivem na mesma casa.” Para o orador, a família é a primeira e mais importante grupo social.

Falou da estrutura da família cabo-verdiana em que a mãe e o pai estão presentes, ou ainda família monoparental e família comunitária.

“Uma família deve proporcionar segurança e satisfação a cada um dos seus membros.” Quis saber até que ponto uma família está a cumprir o seu papel na educação dos filhos.

“Uma presença permanente e consciente da família na educação tem reflexo no comportamento emocional e ético na vida de uma criança.”

“Uma família deve reservar sempre um tempinho para ouvir os filhos.” Assim se evitavam que certos filhos se enveredassem pelos caminhos do álcool, da droga, da delinquência, da gravidez precoce e outros males sociais.

“Educar não é tarefa fácil e por conseguinte exige comprometimento e profissionalismo.”

“Educar é tarefa de todos – família e sociedade.”

Terminou com a máxima “A verdadeira felicidade está na própria casa, junto da sua família.”

O almoço-convívio que a seguir teve lugar contou com a comparticipação acima dos setenta por cento por parte das mães.


NCI

quinta-feira, 2 de maio de 2013

BORNEFONDEN PINTA ESCOLA DE ACHADA TENDA

Segurança e Conservação do Espaço Escolar era o tema de uma palestra realizada na passada Sexta-feira (26 de Abril), na escola de Achada Tenda e aconteceu na sequência do projecto “Pintura às escolas”.
Pintura às escolas” é um projecto da Bornefonden voltado para as escolas em que esta disponibiliza os materiais de pintura, deixando a mão-de-obra por conta da escola beneficiada.  
Esta palestra, animada pela Coordenadora do Pré-escolar, Eva Lopes, fazia parte do acordo entre a escola e a Bornefonden, e tinha por finalidade sensibilizar os cerca de duas centenas de participantes, de entre pais, alunos e a comunidade em geral, para uma tomada de consciência quanto aos benefícios de uma infra-estrutura escolar numa comunidade. 
Na sua comunicação, e dirigindo-se aos alunos, a oradora quis que estes passassem a ver as suas escolas como as suas próprias casas, onde não gostariam de ver vidros partidos, mesas e cadeiras arrombadas, paredes sujas ou coisas no género.
Os poemas e canções apresentados por diferentes grupos de alunos estavam conformes com o tema “Segurança e Conservação do Espaço Escolar”.
A palestra terminou com uma sopa partilhada pelos participantes, num ambiente de grande confraternização.

NCI