Entramos já no 2º trimestre do ano lectivo
e a classe docente voltou a reunir-se naquilo que se convencionou chamar-se
preparação metodológica que acontece sempre no início de cada trimestre. O
encontro teve lugar nos dias 3 e 4 do corrente mês, no anfiteatro da Escola
Secundária de Chão Bom com todos os professores do EBI, excepto os do 1º ano
que paralelamente frequentavam uma formação no âmbito da avaliação na
perspectiva da “Abordagem por competências”.
O senhor Delegado
do MED saudou a todos com votos de boas entradas e começou por elencar as
actividades mais relevantes do 1º trimestre. Um trimestre marcado pela
realização de vários ateliers:
- Atelier sobre a supervisão pedagógica;
- Atelier sobre a Educação de Adultos para os novos tempos;
- Atelier sobre abordagem por competências;
- Formação sobre os Primeiros Socorros.
De seguida passou-se a
sessão de informações sobre o que considera ser uma reivindicação mais antiga
dos docentes em Cabo Verde: as progressões, as reclassificações, os subsídios
por não redução da carga horária, a entrada no quadro do MED, entre outras. Reconheceu
ter havido alguma dificuldade por parte do MED em resolver em tempo útil, todas
as situações, mas deixou claro que o Ministério tem procurado dar resposta as diferentes reivindicações, de
forma progressiva – 100 reclassificações referentes aos anos de 2008 e 2009
tanto para os professores do ensino básico como do secundário, 99 entradas para
o quadro do MED, 847 progressões referentes aos anos de 2005, 2006 e 2007 e 485
subsídios por não redução de carga horária.
Após a colocação de dúvidas,
feitas sugestões e reclamações, passou-se a apresentação oficial do nosso
blogue – www.dmetarrafal-santiago.blogspot.com,
apresentação essa, feita pelo coordenador do Gabinete de Comunicação e Imagem
desta Delegação, Sr. Adelino Sanches.
No segundo dia foram
trazidas a baila as NEE (Necessidades educativas Especiais) através de dois
temas abordados pela psicóloga Janete Fortes: “Salas de Recursos” e “Plano
Educativo Individual- PEI”. Tendo em conta que já se fez o projecto para
criação de uma sala de recursos no concelho há uma necessidade de falar sobre o
que são salas de recursos, seus objectivos, etc.
Sendo o PEI um
instrumento muito importante para se realizar um trabalho de qualidade com as
crianças com NEE de caracter permanente, considerou ser oportuno a abordagem
deste tema.
Contudo, os professores
foram unânimes em considerar que não estão ainda preparados para lidar da
melhor forma com crianças com NEE, propondo para o efeito, a realização de
formações.
NCI
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