Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Formação sobre Avaliação na perspectiva da Abordagem por Competência

Decorreu durante três dias, na Escola Central do Tarrafal, uma formação sobre avaliação na perspectiva da abordagem por competência, destinada aos professores do 1º ano. Para além destes, participaram também os coordenadores e os gestores dos Pólos Educativos.

As senhoras, Lídia Évora e Cristina Maio, da Unidade de Desenvolvimento Curricular do MED, foram as orientadoras desta acção de formação que aconteceu para a satisfação dos docentes que há muito haviam questionado sobre “que modalidade de avaliação para esta nova abordagem”.
A avaliação do aluno nesta nova abordagem requer um modelo de teste que esteja de acordo com os parâmetros da mesma.
Deu ênfase a situação de integração, um instrumento que permite desenvolver a apetência no aluno ou avaliar o grau de domínio da competência. Nesta perspectiva pretende-se que o aluno, face a uma situação de integração, mobilize os seus conhecimentos de forma coerente para a realização de uma tarefa. 

        
Algumas características da situação de integração:
- Deve ser encarada como um desafio para o aluno;
- Deve ser percebida como um problema a ser resolvido;
- Ser significativa para o aluno;
- Ser inédita;
- Ser complexa (não complicada).



Critérios de avaliação
Definiram-se dois tipos de critérios: mínimos e de aperfeiçoamento. O primeiro tem a ver com a pertinência na produção ou resposta (aquilo que o aluno deve saber) e o segundo com a qualidade da produção ou capacidade de narração.
Neste novo modelo o aluno é avaliado por tudo aquilo que faz. Todos os elementos contam, desde a interpretação do enunciado até a utilização das ferramentas da disciplina enquanto que, a avaliação por objectivos põe a tónica na reprodução de conhecimentos e nos resultados.

Elaboração da grelha de avaliação
Esta acção de formação que decorreu num ambiente saudável, de interacção e de muita produtividade, termina com a elaboração da grelha de avaliação que, à semelhança dos outros trabalhos, foi feita em pequenos grupos, seguido de apresentação e debate em plenária.


NCI

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