Decorreu durante três
dias, na Escola Central do Tarrafal, uma formação sobre avaliação na
perspectiva da abordagem por competência, destinada aos professores do 1º ano.
Para além destes, participaram também os coordenadores e os gestores dos Pólos
Educativos.
As senhoras, Lídia Évora
e Cristina Maio, da Unidade de Desenvolvimento Curricular do MED, foram as
orientadoras desta acção de formação que aconteceu para a satisfação dos
docentes que há muito haviam questionado sobre “que modalidade de avaliação
para esta nova abordagem”.
A avaliação do aluno
nesta nova abordagem requer um modelo de teste que esteja de acordo com os
parâmetros da mesma.
Deu ênfase a situação de
integração, um instrumento que permite desenvolver a apetência no aluno ou
avaliar o grau de domínio da competência. Nesta perspectiva pretende-se que o
aluno, face a uma situação de integração, mobilize os seus conhecimentos de
forma coerente para a realização de uma tarefa.
Algumas características da situação
de integração:
-
Deve ser encarada como um desafio para o aluno;
-
Deve ser percebida como um problema a ser resolvido;
-
Ser significativa para o aluno;
-
Ser inédita;
-
Ser complexa (não complicada).
Critérios
de avaliação
Definiram-se dois tipos
de critérios: mínimos e de aperfeiçoamento. O primeiro tem a ver
com a pertinência na produção ou resposta (aquilo que o aluno deve saber) e o
segundo com a qualidade da produção ou capacidade de narração.
Neste novo modelo o
aluno é avaliado por tudo aquilo que faz. Todos os elementos contam, desde a
interpretação do enunciado até a utilização das ferramentas da disciplina
enquanto que, a avaliação por objectivos põe a tónica na reprodução de
conhecimentos e nos resultados.
Elaboração da grelha de avaliação
Esta acção de formação
que decorreu num ambiente saudável, de interacção e de muita produtividade,
termina com a elaboração da grelha de avaliação que, à semelhança dos outros
trabalhos, foi feita em pequenos grupos, seguido de apresentação e debate em
plenária.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário