Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Delegação do MED do Tarrafal de Santiago faz Balanço da Jornada

A Delegação do MED do Tarrafal de Santiago, na pessoa do seu Delegado, reuniu, ontem, os seus colaboradores mais directos (coordenadores e gestores) para o balanço da jornada, intitulada “Jornada Pedagógica Aberta às Escolas”, que decorreu de 27 de Novembro a 9 de Dezembro.
Constituíam a equipa da jornada, o senhor Delegado, o responsável da equipa pedagógica, a responsável pelo Núcleo da Educação Inclusiva, a coordenadora do Programa de Alimentação Escolar e, consoante os Pólos, a equipa fazia-se acompanhar de um coordenador afecto.
Se a ideia era estar mais perto dos pólos, mais perto dos professores e mais perto da realidade socioeducativa, pode-se considerar “missão cumprida”. Foram cerca de 150 professores com os quais a equipa pode estar de frente, cada um no seu pólo e num ambiente de muita partilha, o que tem merecido calorosos elogios por parte destes, porquanto nunca tinham tido esta oportunidade antes.
Estão confiantes que as propostas e contribuições deixadas vão concorrer para o fortalecimento das relações entre classes e para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. 


NCI

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cerca de Um Quarto de Professores do Ensino Básico Usam Uniforme no Tarrafal de Santiago

O Pólo Educativo 1B da Escola Central já conta da lista dos Pólos onde se pode encontrar professores de uniforme na sala de aula, um número que ascende a quarta parte do total de professores do EBI no Tarrafal de Santiago.
A cerimónia teve lugar ontem, num almoço convívio, e onde o senhor gestor manifestou a sua satisfação e agradecimento a todos que abraçaram a ideia, na certeza de que este mesmo uniforme venha simbolizar a união que deve reinar entre eles, sem a qual, tudo o resto fica comprometido.
Para o senhor Delegado que sempre vê com bons olhos o uso de uniforme no seio dos docentes, disse acreditar que se antes funcionavam como grupo, a partir desse momento vão funcionar como equipa.

NCI

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Pólo Educativo de Achada Moirão Organiza Mesa Redonda e Homenageia o Professor Mais Antigo Daquela Comunidade

O Pólo Educativo de Achada Moirão, no Tarrafal de Santiago organizou, no passado Sábado, uma mesa redonda que reunia quadros – filhos de Achada Moirão, no propósito de fazer uma retrospectiva da Educação naquela comunidade e discutir a possibilidade que cada um tem de apoiar a escola e a educação em geral naquela comunidade, dando as suas ideias e sugestões.
Elaboração de projectos para a escola; apadrinhamento da escola e envolvimento das associações comunitárias na vida da escola, surgiram entre as principais propostas de solução para muitos dos problemas que a escola enfrenta.
Esta mesa redonda incluía também uma homenagem ao professor mais antigo da comunidade – Teodoro Tavares, homenagem essa que teve lugar logo depois de uma visita guiada aos espaços educativos da escola.
Segundo uma testemunha, a educação em Achada Moirão começou com este senhor, Teodoro Tavares, nos primeiros anos da década de sessenta, ainda sob a tutela da Paróquia. Foi oficializada em 1969-1970 como Posto Escolar nº103 ou escola nº12 em 1984-1985, evoluindo depois para a categoria de Pólo com a Reforma do Ensino em 1990, e actual Pólo Educativo nº5 de Achada Moirão.

Parabenizando o Pólo pela iniciativa e ao homenageado pelo grande contributo dado à causa da educação, o senhor Delegado aproveitou a ocasião para lembrar que a influência de um professor é tão grande que não cessa com a vida do professor, e antes pelo contrário, perpetua das mais variadas formas na vida dos seus educandos e na comunidade em geral.
Terminou, deixando a proposta da atribuição do nome do homenageado à escola de Achada Moirão.


NCI

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Delegação do MED do Tarrafal de Santiago Numa Jornada Pedagógica Aberta às Escolas

A Delegação do MED do Tarrafal de Santiago deu início, ontem, a um programa de visita denominado “Jornada Pedagógica Aberta às Escolas”, cuja equipa integrava o senhor Delegado, o responsável da equipa pedagógica, a psicóloga da Delegação e a responsável concelhia da FICASE.
O propósito desta jornada, que começou com o pólo ex-EBC, é reunir-se com os professores em cada pólo para uma reflexão descomplexada quanto ao alcance da nossa actuação perante os objectivos propostos, e recolher subsídios que visem ultrapassar certos constrangimentos que ainda persistem, no dia-a-dia das nossas escolas.
Até o dia 9 de Dezembro esta equipa vai passar a todos os pólos educativos do concelho, e a lista de perguntas de reflexão proposta pelo senhor Delegado incidia, não só sobre os aspectos didáctico-pedagógicos, com especial atenção para a situação de crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais), as formas de gestão, de um modo geral, mas também sobre questões relacionadas com o funcionamento das cantinas escolares, que têm desempenhado um papel importante no rendimento escolar do aluno. 

– Jornada Pedagógica Aberta às Escolas –

Pólo
1A:
Ex-EBC
1B: Escola Central 
2A:
Lém de Achada
2B: Cabeça Carreira
Nº3 Trás-os Montes
Nº4 Ribeira Prata
Nº5 Achada Moirão
Nº6: Achada Longueira
Nº7:
Achada Tenda
Data
27/11
28/11
29/11
2/12
3/12
4/12
5/12
6/12
9/12
Horário
15:00 às 17:30

NCI

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Técnicos do Serviço de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente (SEFAER) Visitam Tarrafal de Santiago

O Centro de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente do Tarrafal de Santiago recebeu, nesta manhã do dia 21 do corrente, dois técnicos do SEFAER (Serviço de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente), no quadro das visitas que este serviço efectua, neste início do ano, a todos os concelhos do país.
No encontro de concertação que tiveram com o senhor Delegado do MED, representado pela psicóloga Janete Fortes e com a Coordenadora da Educação e Formação de Adultos, Soraya Marly, ficou-se a saber que esta visita tem na mira os seguintes objectivos:
- Apoiar na organização e implementação de micro-projectos;
- Inteirar-se do Plano de Actividades do concelho, com destaque para as acções de animação comunitária e com especial atenção para o drama (álcool e VIH-SIDA);
- Acompanhar o funcionamento dos círculos de cultura.
Segundo a Coordenadora, o concelho tem em funcionamento 6 círculos de cultura e um total de 73 formandos. Conta com todo o apoio da Delegação na organização das visitas de acompanhamento e demais actividades implementadas ou por implementar.
Culinária e agro-pecuária são dois micro-projectos que constam do Plano de Actividades do concelho para este ano lectivo, enquanto que o Ensino Recorrente, uma reivindicação antiga dos jovens deste concelho, poderá ser realidade no próximo ano lectivo.
Também, nem tudo vai bem a nível do concelho quando ainda se depara com o problema de aluguer de espaço para abertura de mais círculos, situação que os senhores visitantes aconselharam uma análise urgente junto do senhor Delegado.
O programa de visita ficou completo com a passagem pelos círculos de cultura no período da tarde.


NCI

Professores com turmas compostas reúnem-se para troca de experiências

Turmas compostas, uma realidade que muitos professores procuravam evitar se lhes fossem permitidos escolher, estiveram na base do intercâmbio destes professores do Tarrafal de Santiago.
Este intercâmbio/troca de experiência, conduzido pelos elementos da Equipa Pedagógica, teve lugar no passado Sábado, na Escola Central desta cidade, e contrariamente ao que alguns professores estavam à espera, o mesmo não vai poder contar com a presença de formador algum vindo de fora. E a dinâmica apresentada por um dos elementos da equipa pedagógica na introdução das actividades, serviu para convencê-los de que unidos poderiam ultrapassar muitos obstáculos, “A solução está nas suas mãos” – disse, acrescentando.
Foram criados três grupos de trabalho, correspondentes às três fases (1ª, 2ª e 3ª), e cada grupo planificava uma aula, dentro do contexto de “turmas compos
tas”.
Os elementos da equipa pedagógica tiveram o cuidado de verificar que cada grupo integrava professores com mais e menos anos de experiências.
Os trabalhos prosseguiram-se com a apresentação dos planos de aula, as simulações e os comentários, tudo muito perfeitos, salvo um ou outro reparo por parte da equipa.
Os professores gostaram, e os coordenadores também, tendo reiterado a necessidade de mais encontros do tipo, porque já acreditam que “unidos podem ultrapassar muitos obstáculos”.



NCI

Delegação do MED do Tarrafal de Santiago Promove Atelier Sobre Comunicação e Pedagogia

O Salão Nobre da Câmara Municipal acolheu, no passado dia 15, um atelier sobre Comunicação e Pedagogia, promovido pela Delegação do Ministério da Educação e Desporto do Tarrafal de Santiago.
Este atelier foi orientado pelo Doutor Daniel Medina, e contou com a participação do senhor Delegado do MED, dos gestores de pólos educativos, dos coordenadores pedagógicos, dos directores e sub-directores das escolas secundárias.
 Na óptica do orientador, falar da comunicação no mundo de hoje é, antes de mais, falar do desenvolvimento da inteligência emocional, o que requer o conhecimento de si e dos outros. Assim, no seu estilo de bom comunicador, não só falou das características nas crianças de hoje: (mais sensíveis e perceptíveis; mais maduras; mais autónomas; mais criativas; com forte auto-estima…), mas também das crianças, jovens e adultos das diferentes gerações, designadas por (GT), ou Geração de Transição: (1950; 1980; 1995; 2000; 2002; 2006), com características distintas, consoante as épocas, vindo a atingir um perfil de inteligência universal, a partir de 2006.

O papel da Educação e a inteligência emocional:
A inteligência emocional – frisou, é a visão mais ampla da inteligência.
É a eficácia com a qual as pessoas percebem e compreendem as suas emoções e as emoções dos outros, sendo capazes de administrar seu comportamento.
A inteligência emocional tem maior impacto na realização pessoal, profissional e na felicidade de uma pessoa, do que o QI (quociente de inteligência). Por isto – disse, é tão importante aprendermos a desenvolver o nosso quociente emocional (QE).
As cinco componentes da inteligência emocional que apresentou de seguida são estas:
- Autoconhecimento; autocontrole; automotivação; empatia; relacionamento interpessoal.
Mudanças comportamentais:
Para ele, é importante fazermos a nós mesmos as seguintes perguntas:
- Quem sou eu?
- O que é que eu preciso mudar?
Ali – disse, o autoconhecimento e a auto-análise são fundamentais. Uma análise honesta, não só das suas virtudes, mas de todas as suas características, incluindo questões de personalidade e comportamento;
 “É urgente mudarmos, se quisermos mudar os outros e mudar o mundo”.
Tudo estaria bem se, ao menos, conseguíssemos comunicar. O problema é que raramente o conseguimos”.
Destacou também como muito importante no nosso desempenho, a auto-estima, e caracteriza-se pela:
- Expressão de afectos; segurança; harmonia entre o que sente e o que diz; satisfação pessoal; maior desempenho profissional; paz interior.


A motivação:
A pertinência do tema não podia deixar de fora o papel da motivação, a que ele refere como sendo um processo responsável pela intensidade, direcção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. E os pontos fortes e pontos fracos têm a sua resposta nestas frases:
“O que nós somos depende muito daquilo que acreditamos sobre nós e do que dizemos a nós próprios de nós”.
“O que pensais, passais a ser” (Mahatma Gandhi).
E terminou com a seguinte reflexão:
“O verdadeiro talento (que descobrimos ou desenvolvemos) possui capacidade de conduzir o seu próprio destino!”


NCI

Aumenta o Número de Professores com Uniforme no Tarrafal de Santiago

Os professores do Pólo 1-A da ex-EBC no Tarrafal de Santiago já têm também o seu uniforme, e isso, uma semana depois do Pólo de Achada Tenda ter tomado a iniciativa.
É um Pólo com 23 professores que, depois de analisadas as desvantagens e também as vantagens do uso de uniforme, e tendo concluído que estas superavam aquelas, não pensaram duas vezes.
A estreia, portanto, aconteceu na tarde de Sexta-feira última (15 de Novembro), num dia em que um dos professores era também aniversariante. Facto que deu para perceber porque é que o ambiente estava animado e festivo.
O senhor Delegado que assistiu a tudo, também gostou, e está à espera que mais Pólos venham seguir o exemplo, e puder então, ter todos os professores de uniforme, a nível do Ensino Básico e em nome da organização e união da classe.


NCI

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Uso de Uniforme já é Realidade Entre os Professores de Achada Tenda

O uso de uniforme pelos professores passou da proposta a facto, no Pólo Educativo de Achada Tenda – Tarrafal de Santiago.
Esse “facto” aconteceu na passada Quinta-feira, 7 de Novembro, num almoço convívio organizado pelo Pólo, onde todos os professores se apresentavam de uniforme, uniforme esse que passará, a partir desse dia, a fazer parte da indumentária do professor na sala de aula.
A experiência é positiva, e transmite o sentimento de união da classe. Se os outros pólos assim o entenderem, teremos, dentro de pouco tempo, professores de uniforme em todo o concelho. 
NCI

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alunos de Achada Tenda Participam na Comemoração do Dia Mundial da Poupança

Os alunos da 3ª fase do Ensino Básico de Achada Tenda, interior do concelho do Tarrafal de Santiago, juntaram-se aos funcionários do BCA local na comemoração do Dia Mundial de Poupanças – 31 de Outubro.
Já é hábito, nesta ocasião, esta Instituição convidar alunos do Ensino Básico, preferencialmente, do interior do concelho, como forma de lhes aproximar da Instituição e de conhecer de perto o funcionamento dos seus diferentes serviços.
A recepção aconteceu por volta das 17H30, e numa pequena narração, o senhor gerente trabalhou com os meninos o conceito e a finalidade de poupança, tanto do ponto de vista monetário, como dos outros recursos (água, energia…), tema que deu lugar a um pequeno exercício onde esses alunos puderam exprimir, numa folha de limpa, os seus conhecimentos em matéria de poupanças, de um modo geral.

E mais do que isso, puderam também interpretar algumas canções e poemas, previamente preparados, versando a temática acima referida.
Cada aluno recebeu no final da cerimónia um certificado e um T-Shirt da Instituição, e depois de um serviço de lanche, o momento era agora de agradecimentos e regresso à casa, felizes de um convívio com uma nova realidade – a realidade bancária.



NCI

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Socialização de Planos de Actividades Reuniu Coordenadores e Gestores de Pólos Educativos do Tarrafal de Santiago

Na passada Quinta-feira – 24 de Outubro, na sala da Equipa Pedagógica, o senhor Delegado do MED reuniu com os coordenadores e gestores de Pólos Educativos, um encontro que tinha como agenda os seguintes pontos:
- Infirmações; Balanço do II Fórum; Socialização de Planos de Actividades para o presente ano lectivo; Diversos.
Depois de parabenizar todo o “staff” da Delegação pelo engajamento nos preparativos do arranque do ano lectivo e na organização do II Fórum, o senhor Delegado teceu as seguintes informações.
- Instalação, para breve, de um espaço de comunicação na Delegação do MED;
- Uma equipa concelhia vai participar nos dias 21 e 22 de Novembro, em Assomada, numa formação intitulada “Escola Promotora de Saúde”;
- Pedagogia e Comunicação vai ser o tema de um atelier previsto para 15 de Novembro, sob orientação do Doutor Daniel Medina;
- Algumas escolas do concelho foram abrangidas pela visita da Polícia Nacional, no âmbito do programa “Crescer em segurança”.
Balanço do II Fórum
Dos vários comentários que se tem ouvido a propósito do II Fórum, a ideia que ficou é que foi um momento de muito aprendizado, de interacção, e onde ressaltou à vista a boa organização. 
As intervenções e recomendações saídas deste fórum vão fazer parte de um “caderno de recomendações” que o concelho espera concluir e distribuir pelas diferentes Delegações participantes, podendo com isso medir o grau de sua implementação e de impacto na melhoria da Educação que foi o objectivo último do fórum, um fórum que custou perto dos 690 contos.
Socialização do Plano de Actividades:

A socialização do Plano de Actividades para o presente ano lectivo, por parte dos Gestores de Pólos educativos, coordenadores do EBI, do Pré-escolar e da FICASE ocupou de forma entusiasta este espaço.
Percebe-se que a criatividade tem marcado largamente cada um dos planos apresentados, com destaque para as sessões de capacitação (ateliers), visitas de supervisão e apoio pedagógico às escolas e jardins, intercâmbios (inter-escolas/pólos educativos/concelhos/ilhas), realização de torneios (inter-turmas/pólos educativos), elaboração de projectos socioeducativos, palestras, realização de consultas médicas às escolas e jardins, só para citar algumas.
Para estes planos de actividades, aos quais o senhor Delegado não poupou elogios, propôs a inclusão de jogos escolares (7ª edição).


 NCI

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Abertura do ano Académico trouxe Presidente do IUE ao Tarrafal de Santiago

O Presidente do Instituto Universitário da Educação (IUE), Florenço Varela, e o seu director, Ido Carvalho encontraram-se com os alunos do Complemento de Licenciatura no passado Sábado (12 de Outubro), a dois dias do início das aulas.
O encontro teve lugar na Escola Central e contou com a presença do senhor Delegado do MED e dos recém-formados no curso “Saúde e Alimentação Escolar”.
O programa incluía também uma palestra sobre Saúde Escolar e entrega de certificado aos formandos do curso “Saúde e Alimentação Escolar”.

O senhor Delegado do MED, no uso da palavra, louvou a vontade e o engajamento do IUE e dos professores para que o Pólo Universitário fosse hoje uma realidade no concelho, um concelho que, para ele, está na moda, atendendo ao rol dos acontecimentos que tem marcado a educação nos últimos tempos, em que o II Fórum “Repensar a Educação na Ilha de Santiago” realizado recentemente fora um deles.
Parabenizou os formados no curso “Saúde e Alimentação Escolar” e aproveitou para lembrar a todos que uma formação contínua nunca foi despesas, mas sim, investimento com retorno garantido.

Seguiu-se o testemunho de um dos alunos do Complemento de Licenciatura que pôs em evidência as incertezas do início, mas que, graças aos esforços feitos, hoje pode simplesmente dizer - ”vencemos”.

O presidente do IUE por sua vez agradeceu a Delegação do MED pelo apoio no processo de implementação do Pólo Universitário no concelho que, por um lado, tem evitado a deslocação dos alunos para estudar em Assomada, e por outro, permitiu ao IUE aumentar para 242 o número total de alunos.
Para ele, o desafio da elevação da escolaridade obrigatória para oito anos vai exigir professores com novos perfis.
Terminou, desejando um bom ano lectivo para todos.


- Saúde Escolar - foi o tema de uma palestra animada pelo Farmacêutico, José Carlos Borges de Carvalho.
Neste tema falou de parasitose intestinal e intoxicação medicamentosa.
Definiu o conceito de parasitas e elegeu a “lombriga” e a ténia como os mais comuns. Na sua exposição, a água contaminada e os alimentos mal conservados aparecem como os principais meios de transmissão, onde as crianças são as mais afectadas.
A intoxicação medicamentosa – disse, tem a ver com o uso inadequado de medicamentos e aconselha a que estes não devem ser deixados ao alcance das crianças.
Terminou, apelando aos professores no sentido de fazerem passar para os alunos, os pais e a comunidade em geral, as informações básicas de saúde, na lógica de – melhor saúde, melhor educação.
A fechar o programa havia a entrega de certificados do curso “Saúde e Alimentação Escolar”, um curso em que, conforme o presidente, participaram 1450 professores a nível nacional.


NCI


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Tarrafal de Santiago Acolheu o II Fórum “Repensar a Educação na ilha de Santiago”

Repensar a Educação na ilha de Santiago foi matéria de mais um Fórum – o II Fórum, e teve lugar no concelho do Tarrafal nos dias 4 e 5 do corrente.
Lembramos aos nossos leitores que o I Fórum aconteceu no concelho de Santa Cruz, nos dias 5 e 6 de Outubro de 2012, em resultado de vários encontros entre os seus promotores, na busca da melhoria de qualidade da Educação na ilha de Santiago, em particular, e em Cabo Verde, no geral.

Este II Fórum reuniu os delegados do MED de todos os concelhos da ilha e respectivas equipas, a senhora Ministra da Educação, a senhora Directora Nacional da Educação, o senhor Delegado do MED da ilha do Maio, o senhor Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal e sua comitiva, representantes dos serviços desconcentrados do concelho e demais convidados, num total de cerca de 200 participantes.
Na abertura, a senhora Ministra da Educação e Desporto disse esperar que deste Fórum saiam subsídios que visem melhorar o funcionamento do sistema.
Na sua comunicação, pôs a tónica no princípio lógico e fundamental que é o de pensar e agir, realçando que todos somos protagonistas dos desafios, ganhos e mudanças ocorridos na educação.  
E com estas palavras declarou aberto o II Fórum que tinha os seguintes painéis:

1 - “Qualificação dos Profissionais da Educação Pré-Escolar à Luz dos Desafios do Actual Sistema Educativo e Desportivo”;

2 – “Prioridades Educativas na ilha de Santiago no contexto da globalização”;

3 – “Modelo de Gestão das Escolas à Luz da Nova Lei de Base do Sistema Educativo Cabo-verdiano: Uma Reflexão e o Contributo para uma Acção Construtiva”;
4 – “A Supervisão Pedagógica no Quadro das Opções de Política Educativa Cabo-verdiana”;
5 – “O papel da comunicação no actual contexto do sistema educativo e desportivo”;
6 – “Que Modelo de Educação Física e Desporto Escolar para os Próximos Tempos”.
A Dra. Graça Sanches era oradora do primeiro painel onde, na sua comunicação, deixou claro que a Lei de Base já regula todo o sistema educativo cabo-verdiano, onde o pré-escolar é parte integrante, e, mais do que isso, é o alicerce sobre o qual se pode construir tudo o resto.
E remata, dizendo que precisamos, permanentemente, de uma acção de formação e de actualização, porquanto as capacidades de hoje podem não responder aos desafios de amanhã. Terminou com a seguinte frase para reflexão:
“O Cérebro de uma criança desenvolve-se a uma velocidade impressionante, nos primeiros anos de vida, por conseguinte, a educação Pré-escolar é crucial, uma vez que pode criar os alicerces para o desenvolvimento pessoal e social”.

Como orador do segundo painel “Prioridades Educativas na ilha de Santiago no contexto da globalização”, esteve o Doutor Gabriel Fernandes.

Para o orador, num contexto de escassez de recursos, é fundamental traçar prioridades e definir metas, e apontou algumas delas:

 - Desafio de nos agirmos como agentes de mudança;
- Definir o nosso lugar no mundo;
- Se queremos um novo homem para o séc. XXI, nós mesmos devemos transformarmo-nos nesse homem;
- Devemos trabalhar para que a sociedade nos vê como pessoas de respeito, de confiança;
- O professor deve assumir a sua profissão como uma missão;
- Antes de pensarmos no que os outros podem fazer para nós, devemos pensar no que podemos fazer para os outros;
- Promover a cultura do trabalho.
E concluiu deste modo a sua intervenção:
“Se formos ousados, e acima de tudo, proactivos, conseguimos realizar muitas coisas com parcerias e redimensionamento do pacote formativo.”
«Modelo de Gestão das Escolas à Luz da Nova Lei de Base do Sistema Educativo Cabo-verdiano: Uma Reflexão e o Contributo para uma Acção Construtiva»
O Dr. Adriano Monteiro foi o orador deste painel e segundo ele, não há um modelo ou uma receita para a questão de gestão das escolas, porquanto os modelos educativos reflectem o contexto sócio-político específico do momento em que se vive.
A nova Lei de Bases do Sistema Educativo, de 2010, - explicou o orador - ao propor o alargamento do ensino obrigatório de 6 para 8 anos de escolaridade, leva a que se questione quanto ao figurino de gestão que seja mais adequado. Este alargamento do ensino obrigatório levou o MED a implementar uma nova orgânica que traduzisse uma visão de sistema, em oposição à compartimentação das estruturas centrais que existia, o que, por seu turno, implica e reconfiguração dos estabelecimentos do ensino para poder acompanhar esse novo figurino de gestão das escolas.
“Que modelo de Gestão?” Foi a pergunta que levantou a seguir.
Tal passaria, segundo explicou, por uma gestão democrática e participada, por uma escola orientada pela criatividade, que tenha a força de intervenção social e implementadora de mudanças a esse nível, ao passo que seja capaz de exercer a sua autonomia pedagógica e administrativa. Em suma, que seja uma escola eficaz e efectiva, cuja gestão está centrada na sala de aula.

Para a «A Supervisão Pedagógica no Quadro das Opções de Política Educativa Cabo-verdiana» - IV painel, o orador foi o Doutor Bartolomeu Varela.

Para a «A Supervisão Pedagógica no Quadro das Opções de Política Educativa Cabo-verdiana» - IV painel, o orador foi o Doutor Bartolomeu Varela.
Na sua comunicação, citou três documentos orientadores: a Constituição da República, a Lei de Bases do Sistema Educativo e as Grandes Opções do Plano para a Educação.
Dentro da supervisão pedagógica citou nove cenários:
Cenário de imitação artesanal; Cenário da aprendizagem pela descoberta guiada; Cenário behaviorista; Cenário clínico; Cenário psicopedagógico; Cenário pessoalista ou desenvolvimentista; Cenário reflexivo; Cenário ecológico; e Cenário dialógico.
E não se esqueceu das modalidades de supervisão:
Supervisão correctiva; Supervisão preventiva; Supervisão construtiva; Supervisão criadora; Supervisão científica; Supervisão democrática.

O V painel «O papel da comunicação no actual contexto do sistema educativo e desportivo» tinha como orador o Doutor Silvino Évora.

A sua explanação, centrou-se na relação existente entre a comunicação e a educação, fazendo referência a dois grandes marcos temporais da relação comunicação/educação:
1 - Desde a Grécia antiga ao séc. XIX em que a comunicação era vista como um instrumento ao serviço da educação;
2 - Do séc. XIX ao séc. XX – Era das grandes revoluções na área da comunicação, considerada a sua fase de afirmação, já um pouco desagregada da educação e centralizada na vida das pessoas.
E perante a diversidade de informações que são passadas através dos meios de comunicação, impõe-se agora a necessidade de educar as pessoas para o consumo – saber escolher os programas.

A Doutora Filomena Fortes era oradora do último painel “Que Modelo de Educação Física e Desporto Escolar para os Próximos Tempos”

Antes de mais, fez a questão de distinguir actividades físicas de educação física, questionado qual é que seria melhor para Cabo Verde, para, de seguida, expor algumas questões técnicas ligas à Educação Física. Na sequência, ressaltou os seguintes aspectos negativos que condicionaram o desenvolvimento da Educação Física Escolar nas últimas décadas: pouca mudança na prática pedagógica; divergência de abordagens; ambiguidade no enquadramento no leque de áreas de conhecimento. Quanto aos aspectos positivos, avançou os seguintes: proposta de diferentes abordagens; Educação Física escolar como objecto de investigação académico-científica; preparação profissional diferenciada.
Para ela uma Educação Física deve ser isenta de burocracia, ministrada ao longo da vida, ajustada à realidade local e à dinâmica desportiva do nosso tempo, fundamentada numa actividade física curricular e disciplinar, entre outros.
 Concluiu com as questões dos intervenientes externos, para, de seguida, identificar os pontos seguintes como os maiores desafios para a Educação Física e o Desporto Escolar: Melhorar a oferta desportiva, Estimular a procura do Desporto Escolar, Qualificar a actividade do Desporto Escolar e Consolidar a Gestão do Desporto Escolar.

Acto de encerramento:

O senhor delegado aproveitou a ocasião para fazer a resenha da educação no concelho e agradecer, em seguida, todos os participantes, os patrocinadores e demais colaboradores deste grande Fórum.
Disse esperar que as sementes ali lançadas encontrem terreno fértil para germinar, crescer e dar frutos em abundância.


No seu discurso de encerramento, o senhor Ministro do Ensino Superior, Ciências e Inovação, parabenizou o Delegado anfitrião e sua equipa pela excelente organização.
Igualmente agradeceu os promotores do Fórum “Repensar a Educação na ilha de Santiago”, e disse acreditar que este Fórum veio em boa hora e que vai ser um forte contributo na construção de uma escola nova, centrada no aluno e na sala de aula.
Uma escola nova e transformadora, para a qual são precisos professores com formação sólida.

Foi com este discurso que deu por encerrado o II Fórum “Repensar a Educação na ilha de Santiago”.

 

NCI

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Acto Solene de Abertura do Ano Lectivo Enche o Mercado de Artesanato e Cultura no Tarrafal de Santiago

Monitoras dos jardins infantis, animadores de Educação e Formação de Adultos, professores do Básico e do Secundário, chefes dos serviços desconcentrados, pais, alunos e convidados, constituíam todo o público que fez transbordar o Mercado de Artesanato e Cultura, naquele que foi mais um acto solene de abertura do ano lectivo – ano lectivo 2013/2014.
A entoação do hino nacional por um grupo de alunos marcava o inicio das actividades, a que se seguiam os poemas, ricos em mensagens e recitados pelos alunos da «English Class for Children».
A mensagem do senhor Delegado do MED veio depois de um conjunto de outras mensagens, belas e promissoras, a começar pelo representante dos alunos, representante dos pais e representante dos professores. Na sua mensagem, o senhor Delegado destacou o importante papel dos parceiros, da comunidade educativa e da sociedade em geral, para o sucesso da educação, ou então, do que ele denominou de «três pilares mágicos»: Educação – Formação – Emprego.
Acredita que a educação no concelho tem avançado muito, mas também reconhece que há desafios a vencer e que só mantendo essa união de forças, a educação pode crescer e ir mais além.
Foi com esse apelo que declarou aberto o ano lectivo 2013/2014, tendo arrebatado acalorados aplausos por parte dos presentes.
A banda musical animou o intervalo que antecedia a entrega de kits e homenagens.
Maria José de Pina Monteiro (professora do EBI) e Auzenda Mendes Rodrigues Fernandes (ajudante dos serviços gerais), foram as homenageadas do dia, no quadro de recem-reformadas.
A CVTelecom e a FICASE foram os patrocinadores desses kits (arcas frigorificas e materiais escolares), um gesto antigo a que as nossas crianças e escolas do país vêem acostumados.
A parte final do programa estava reservada à mensagem áudio-visual por parte de membros do governo, comunidade educativa e sociedade civil com votos de sucesso para o novo ano lectivo e apelo para a aderência e engajamento de todos por esta causa que é “Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade”.

O NCI deseja a todos os seus leitores um excelente ano 2013/2014.