Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Delegação do MED do Tarrafal de Santiago Promove Atelier Sobre Comunicação e Pedagogia

O Salão Nobre da Câmara Municipal acolheu, no passado dia 15, um atelier sobre Comunicação e Pedagogia, promovido pela Delegação do Ministério da Educação e Desporto do Tarrafal de Santiago.
Este atelier foi orientado pelo Doutor Daniel Medina, e contou com a participação do senhor Delegado do MED, dos gestores de pólos educativos, dos coordenadores pedagógicos, dos directores e sub-directores das escolas secundárias.
 Na óptica do orientador, falar da comunicação no mundo de hoje é, antes de mais, falar do desenvolvimento da inteligência emocional, o que requer o conhecimento de si e dos outros. Assim, no seu estilo de bom comunicador, não só falou das características nas crianças de hoje: (mais sensíveis e perceptíveis; mais maduras; mais autónomas; mais criativas; com forte auto-estima…), mas também das crianças, jovens e adultos das diferentes gerações, designadas por (GT), ou Geração de Transição: (1950; 1980; 1995; 2000; 2002; 2006), com características distintas, consoante as épocas, vindo a atingir um perfil de inteligência universal, a partir de 2006.

O papel da Educação e a inteligência emocional:
A inteligência emocional – frisou, é a visão mais ampla da inteligência.
É a eficácia com a qual as pessoas percebem e compreendem as suas emoções e as emoções dos outros, sendo capazes de administrar seu comportamento.
A inteligência emocional tem maior impacto na realização pessoal, profissional e na felicidade de uma pessoa, do que o QI (quociente de inteligência). Por isto – disse, é tão importante aprendermos a desenvolver o nosso quociente emocional (QE).
As cinco componentes da inteligência emocional que apresentou de seguida são estas:
- Autoconhecimento; autocontrole; automotivação; empatia; relacionamento interpessoal.
Mudanças comportamentais:
Para ele, é importante fazermos a nós mesmos as seguintes perguntas:
- Quem sou eu?
- O que é que eu preciso mudar?
Ali – disse, o autoconhecimento e a auto-análise são fundamentais. Uma análise honesta, não só das suas virtudes, mas de todas as suas características, incluindo questões de personalidade e comportamento;
 “É urgente mudarmos, se quisermos mudar os outros e mudar o mundo”.
Tudo estaria bem se, ao menos, conseguíssemos comunicar. O problema é que raramente o conseguimos”.
Destacou também como muito importante no nosso desempenho, a auto-estima, e caracteriza-se pela:
- Expressão de afectos; segurança; harmonia entre o que sente e o que diz; satisfação pessoal; maior desempenho profissional; paz interior.


A motivação:
A pertinência do tema não podia deixar de fora o papel da motivação, a que ele refere como sendo um processo responsável pela intensidade, direcção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. E os pontos fortes e pontos fracos têm a sua resposta nestas frases:
“O que nós somos depende muito daquilo que acreditamos sobre nós e do que dizemos a nós próprios de nós”.
“O que pensais, passais a ser” (Mahatma Gandhi).
E terminou com a seguinte reflexão:
“O verdadeiro talento (que descobrimos ou desenvolvemos) possui capacidade de conduzir o seu próprio destino!”


NCI

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