Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Jornada de Reflexão Pedagógica no Tarrafal de Santiago Chega aos Jardins Infantis

A jornada de reflexão sobre as práticas pedagógicas no Tarrafal de Santiago, numa primeira fase, voltada para as escolas do ensino básico, foi retomada ontem, dia 11, quase dois meses depois, e desta feita, toda a atenção está voltada para o pré-escolar. Durante dois dias (11 e 12), esta equipa da Delegação do MED, chefiada pelo senhor Delegado, vai ter de frente as 57 monitoras do concelho, no período das 14:30 às 17:30.
Segundo os dados do senso 2010, apresentados, em jeito de introdução, pelo senhor Delegado, existem no país 490 estabelecimentos de ensino pré-escolar, 60% dos quais, é tutela das Câmaras Municipais.
57,5% desses estabelecimentos encontram-se em bom estado de conservação; 99,2% dos monitores são do sexo feminino, e 60% tem formação profissional.
Esta jornada que se pretende aberta e descomplexada, orientava-se nos seguintes objectivos:  
. Promover uma reflexão sobre as práticas pedagógicas;
. Discutir melhores estratégias para superação das dificuldades;
. Procurar, por via de diálogo, os caminhos de uma melhor transição – pré-escolar – básico;
. Recolher subsídios que permitem a melhoria do desempenho profissional.
Para além desses objectivos, a equipa preparou também um conjunto de perguntas, do tipo directas, de entre elas:
- Os objectivos da educação pré-escolar são suficientemente partilhada junto da comunidade educativa?
- As nossas crianças saem do pré-escolar com requisitos mínimos que lhes permitem ingressar no ensino básico?
- Que podemos fazer para estabelecer a ponte entre o pré-escolar e o básico?
- As crianças com necessidades educativas especiais (n.e.e.) estão na turma, ou são da turma?
- …


Para o senhor Delegado, a articulação é importante para a construção duma ponte que permite uma transição saudável de um subsistema para outro, e razão de fundo desta jornada que vai estender ao secundário.

NCI

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