Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Delegação do MED do Tarrafal de Santiago Numa Jornada Pedagógica Aberta às Escolas

A Delegação do MED do Tarrafal de Santiago deu início, ontem, a um programa de visita denominado “Jornada Pedagógica Aberta às Escolas”, cuja equipa integrava o senhor Delegado, o responsável da equipa pedagógica, a psicóloga da Delegação e a responsável concelhia da FICASE.
O propósito desta jornada, que começou com o pólo ex-EBC, é reunir-se com os professores em cada pólo para uma reflexão descomplexada quanto ao alcance da nossa actuação perante os objectivos propostos, e recolher subsídios que visem ultrapassar certos constrangimentos que ainda persistem, no dia-a-dia das nossas escolas.
Até o dia 9 de Dezembro esta equipa vai passar a todos os pólos educativos do concelho, e a lista de perguntas de reflexão proposta pelo senhor Delegado incidia, não só sobre os aspectos didáctico-pedagógicos, com especial atenção para a situação de crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais), as formas de gestão, de um modo geral, mas também sobre questões relacionadas com o funcionamento das cantinas escolares, que têm desempenhado um papel importante no rendimento escolar do aluno. 

– Jornada Pedagógica Aberta às Escolas –

Pólo
1A:
Ex-EBC
1B: Escola Central 
2A:
Lém de Achada
2B: Cabeça Carreira
Nº3 Trás-os Montes
Nº4 Ribeira Prata
Nº5 Achada Moirão
Nº6: Achada Longueira
Nº7:
Achada Tenda
Data
27/11
28/11
29/11
2/12
3/12
4/12
5/12
6/12
9/12
Horário
15:00 às 17:30

NCI

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Técnicos do Serviço de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente (SEFAER) Visitam Tarrafal de Santiago

O Centro de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente do Tarrafal de Santiago recebeu, nesta manhã do dia 21 do corrente, dois técnicos do SEFAER (Serviço de Educação, Formação de Adultos e Ensino Recorrente), no quadro das visitas que este serviço efectua, neste início do ano, a todos os concelhos do país.
No encontro de concertação que tiveram com o senhor Delegado do MED, representado pela psicóloga Janete Fortes e com a Coordenadora da Educação e Formação de Adultos, Soraya Marly, ficou-se a saber que esta visita tem na mira os seguintes objectivos:
- Apoiar na organização e implementação de micro-projectos;
- Inteirar-se do Plano de Actividades do concelho, com destaque para as acções de animação comunitária e com especial atenção para o drama (álcool e VIH-SIDA);
- Acompanhar o funcionamento dos círculos de cultura.
Segundo a Coordenadora, o concelho tem em funcionamento 6 círculos de cultura e um total de 73 formandos. Conta com todo o apoio da Delegação na organização das visitas de acompanhamento e demais actividades implementadas ou por implementar.
Culinária e agro-pecuária são dois micro-projectos que constam do Plano de Actividades do concelho para este ano lectivo, enquanto que o Ensino Recorrente, uma reivindicação antiga dos jovens deste concelho, poderá ser realidade no próximo ano lectivo.
Também, nem tudo vai bem a nível do concelho quando ainda se depara com o problema de aluguer de espaço para abertura de mais círculos, situação que os senhores visitantes aconselharam uma análise urgente junto do senhor Delegado.
O programa de visita ficou completo com a passagem pelos círculos de cultura no período da tarde.


NCI

Professores com turmas compostas reúnem-se para troca de experiências

Turmas compostas, uma realidade que muitos professores procuravam evitar se lhes fossem permitidos escolher, estiveram na base do intercâmbio destes professores do Tarrafal de Santiago.
Este intercâmbio/troca de experiência, conduzido pelos elementos da Equipa Pedagógica, teve lugar no passado Sábado, na Escola Central desta cidade, e contrariamente ao que alguns professores estavam à espera, o mesmo não vai poder contar com a presença de formador algum vindo de fora. E a dinâmica apresentada por um dos elementos da equipa pedagógica na introdução das actividades, serviu para convencê-los de que unidos poderiam ultrapassar muitos obstáculos, “A solução está nas suas mãos” – disse, acrescentando.
Foram criados três grupos de trabalho, correspondentes às três fases (1ª, 2ª e 3ª), e cada grupo planificava uma aula, dentro do contexto de “turmas compos
tas”.
Os elementos da equipa pedagógica tiveram o cuidado de verificar que cada grupo integrava professores com mais e menos anos de experiências.
Os trabalhos prosseguiram-se com a apresentação dos planos de aula, as simulações e os comentários, tudo muito perfeitos, salvo um ou outro reparo por parte da equipa.
Os professores gostaram, e os coordenadores também, tendo reiterado a necessidade de mais encontros do tipo, porque já acreditam que “unidos podem ultrapassar muitos obstáculos”.



NCI

Delegação do MED do Tarrafal de Santiago Promove Atelier Sobre Comunicação e Pedagogia

O Salão Nobre da Câmara Municipal acolheu, no passado dia 15, um atelier sobre Comunicação e Pedagogia, promovido pela Delegação do Ministério da Educação e Desporto do Tarrafal de Santiago.
Este atelier foi orientado pelo Doutor Daniel Medina, e contou com a participação do senhor Delegado do MED, dos gestores de pólos educativos, dos coordenadores pedagógicos, dos directores e sub-directores das escolas secundárias.
 Na óptica do orientador, falar da comunicação no mundo de hoje é, antes de mais, falar do desenvolvimento da inteligência emocional, o que requer o conhecimento de si e dos outros. Assim, no seu estilo de bom comunicador, não só falou das características nas crianças de hoje: (mais sensíveis e perceptíveis; mais maduras; mais autónomas; mais criativas; com forte auto-estima…), mas também das crianças, jovens e adultos das diferentes gerações, designadas por (GT), ou Geração de Transição: (1950; 1980; 1995; 2000; 2002; 2006), com características distintas, consoante as épocas, vindo a atingir um perfil de inteligência universal, a partir de 2006.

O papel da Educação e a inteligência emocional:
A inteligência emocional – frisou, é a visão mais ampla da inteligência.
É a eficácia com a qual as pessoas percebem e compreendem as suas emoções e as emoções dos outros, sendo capazes de administrar seu comportamento.
A inteligência emocional tem maior impacto na realização pessoal, profissional e na felicidade de uma pessoa, do que o QI (quociente de inteligência). Por isto – disse, é tão importante aprendermos a desenvolver o nosso quociente emocional (QE).
As cinco componentes da inteligência emocional que apresentou de seguida são estas:
- Autoconhecimento; autocontrole; automotivação; empatia; relacionamento interpessoal.
Mudanças comportamentais:
Para ele, é importante fazermos a nós mesmos as seguintes perguntas:
- Quem sou eu?
- O que é que eu preciso mudar?
Ali – disse, o autoconhecimento e a auto-análise são fundamentais. Uma análise honesta, não só das suas virtudes, mas de todas as suas características, incluindo questões de personalidade e comportamento;
 “É urgente mudarmos, se quisermos mudar os outros e mudar o mundo”.
Tudo estaria bem se, ao menos, conseguíssemos comunicar. O problema é que raramente o conseguimos”.
Destacou também como muito importante no nosso desempenho, a auto-estima, e caracteriza-se pela:
- Expressão de afectos; segurança; harmonia entre o que sente e o que diz; satisfação pessoal; maior desempenho profissional; paz interior.


A motivação:
A pertinência do tema não podia deixar de fora o papel da motivação, a que ele refere como sendo um processo responsável pela intensidade, direcção e persistência dos esforços de uma pessoa para atingir uma determinada meta. E os pontos fortes e pontos fracos têm a sua resposta nestas frases:
“O que nós somos depende muito daquilo que acreditamos sobre nós e do que dizemos a nós próprios de nós”.
“O que pensais, passais a ser” (Mahatma Gandhi).
E terminou com a seguinte reflexão:
“O verdadeiro talento (que descobrimos ou desenvolvemos) possui capacidade de conduzir o seu próprio destino!”


NCI

Aumenta o Número de Professores com Uniforme no Tarrafal de Santiago

Os professores do Pólo 1-A da ex-EBC no Tarrafal de Santiago já têm também o seu uniforme, e isso, uma semana depois do Pólo de Achada Tenda ter tomado a iniciativa.
É um Pólo com 23 professores que, depois de analisadas as desvantagens e também as vantagens do uso de uniforme, e tendo concluído que estas superavam aquelas, não pensaram duas vezes.
A estreia, portanto, aconteceu na tarde de Sexta-feira última (15 de Novembro), num dia em que um dos professores era também aniversariante. Facto que deu para perceber porque é que o ambiente estava animado e festivo.
O senhor Delegado que assistiu a tudo, também gostou, e está à espera que mais Pólos venham seguir o exemplo, e puder então, ter todos os professores de uniforme, a nível do Ensino Básico e em nome da organização e união da classe.


NCI

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Uso de Uniforme já é Realidade Entre os Professores de Achada Tenda

O uso de uniforme pelos professores passou da proposta a facto, no Pólo Educativo de Achada Tenda – Tarrafal de Santiago.
Esse “facto” aconteceu na passada Quinta-feira, 7 de Novembro, num almoço convívio organizado pelo Pólo, onde todos os professores se apresentavam de uniforme, uniforme esse que passará, a partir desse dia, a fazer parte da indumentária do professor na sala de aula.
A experiência é positiva, e transmite o sentimento de união da classe. Se os outros pólos assim o entenderem, teremos, dentro de pouco tempo, professores de uniforme em todo o concelho. 
NCI

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Alunos de Achada Tenda Participam na Comemoração do Dia Mundial da Poupança

Os alunos da 3ª fase do Ensino Básico de Achada Tenda, interior do concelho do Tarrafal de Santiago, juntaram-se aos funcionários do BCA local na comemoração do Dia Mundial de Poupanças – 31 de Outubro.
Já é hábito, nesta ocasião, esta Instituição convidar alunos do Ensino Básico, preferencialmente, do interior do concelho, como forma de lhes aproximar da Instituição e de conhecer de perto o funcionamento dos seus diferentes serviços.
A recepção aconteceu por volta das 17H30, e numa pequena narração, o senhor gerente trabalhou com os meninos o conceito e a finalidade de poupança, tanto do ponto de vista monetário, como dos outros recursos (água, energia…), tema que deu lugar a um pequeno exercício onde esses alunos puderam exprimir, numa folha de limpa, os seus conhecimentos em matéria de poupanças, de um modo geral.

E mais do que isso, puderam também interpretar algumas canções e poemas, previamente preparados, versando a temática acima referida.
Cada aluno recebeu no final da cerimónia um certificado e um T-Shirt da Instituição, e depois de um serviço de lanche, o momento era agora de agradecimentos e regresso à casa, felizes de um convívio com uma nova realidade – a realidade bancária.



NCI