A Delegação do MED do Tarrafal através da Coordenação de Educação e Formação de Adultos, organizou um conjunto de actividades viradas para a comemoração do dia da Mulher cabo-verdiana, de entre as quais se destacam:
Tenda de Saúde (20 e 21 de Março)
A tenda de saúde montada na praça principal desta cidade, contou com a presença de uma equipa grande formada por médicos, enfermeiros e agentes sanitários, psicólogos, socióloga e coordenadores. Durante dois dias (20 e 21), atenderam, para cima de quatro centenas de pessoas, entre homens e mulheres dos vários pontos do concelho.
Esta equipa começou pela orientação sobre o auto-exame de mama, o uso de preservativos, passando depois pelo controle de peso, nível de açúcar no sangue e tensão arterial, uma oportunidade que ninguém queria perder, tendo em conta o nível de afluência das pessoas.
Noite da Mulher Tarrafalense (23 de Março)
O Mercado de Artesanato e Cultura acolheu na noite de 23 a famosa noite de Mulher Tarrafalense, que naquele dia parecia pequeno demais para tanta gente.
O senhor Delegado do MED fez a abertura da noite com declamação de um poema de sua autoria intitulado “Mudjer”
Seguiu-se duas outras declamações feitas por dois jovens do concelho, depois do que teve lugar a primeira palestra da noite “Lei da Violência Baseada no Género”, sendo orador, Doutor David Soares (Assessor de Procurador Geral de República).
Na sua intervenção distinguiu dois tipos de violência: violência física que apesar de ser considerado um crime público, ainda vem longe o dia da sua irradicação, e violência dos direitos e igualdades de que são ainda vítimas.
Depois da actuação do grupo de batuque “Raíz di Tarrafi”, seguiu-se a segunda palestra da noite “O Papel da Mulher na Sociedade” pela Doutora Graça Sanches. Realçou as conquistas da Mulher ao longo dos tempos, mas reconheceu que ainda falta esforçar mais, e longe de quererem superar os homens, devem procurar estar em pé de igualdade com eles em direitos e oportunidades.
O ponto alto da noite foram as homenagens às mulheres líderes dos diferentes quadrantes socio-profissionais.
Do programa fazia parte a exposição de produtos de olaria, rendas, bordados e desfile de peças de vestuários confeccionadas localmente, para enaltecer o talento feminino.
Fecho da Jornada (27 de Março)
A jornada fechou-se com uma palestra sobre o câncro da mama e de colo de útero realizada no dia 27 no anfiteatro da Escola Secundária de Chão Bom, animada pela Doutora Marina, médica na Delegacia de Saúde do Tarrafal.
A palestra baseava-se na prevenção, para a qual recorreu ao visionamento de um vídeo sobre o auto-exame da mama, como o principal método de prevenção.
Segundo a palestrante as mulheres que nunca tiveram filhos, ou aquelas que nunca amamentaram seus filhos ficam mais sujeitas ao aparecimento do câncer. Alertou também que uma relação sexual precoce, o uso e consume de álcool, o tabaco e as predisposições genéticas, são factores que favorecem o surgimento de cancro.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário