A visita de saúde escolar, à semelhança do que está acontecendo em todo o país, chegou também ao concelho do Tarrafal.
Eram por volta das nove horas e trinta minutos do passado dia 19 de Fevereiro, quando uma equipa de terreno constituída por dois enfermeiros e duas agentes sanitárias, munida dos respectivos instrumentos de trabalho chegou a escola de Achada Tenda. Instalou numa sala reservada para o efeito, e onde, um de cada vez, todos os alunos do 1º e do 6º ano desta escola serão submetidos a uma avaliação do estado de saúde (peso, altura, visão, audição, higiene bocal…).
Este primeiro dia da visita contou com a presença dos dois coordenadores locais de campanha (Delegado da Saúde e Delegado do MED), do ponto focal a nível local (Edna Fernandes), do ponto focal a nível nacional (Henrique Fernandes) e do pessoal da cooperação luxemburguesa.
Até 18 de Março esta equipa terá passado por todas as escolas do concelho e avaliado 821 crianças nesses dois níveis. As crianças que apresentarem algum problema de saúde, este será anotado na respectiva ficha e estas crianças são depois encaminhadas pelos pais e/ou encarregados de educação para os serviços de saúde para um melhor acompanhamento.
Para melhor informar dos objectivos desta campanha, facilitando assim todo o processo com o envolvimento de toda a comunidade educativa, foi organizado um encontro, na Escola Central da Vila onde participaram professores, alunos, pais e/ou encarregados de educação, e as mensagens do Dr. Rómulo Delgado (Delegado de Saúde), do senhor José dos Reis (Delegado do MED), do senhor Henrique Fernandes (nutricionista da FICASE) e demais intervenientes foram precisamente nesse sentido – fazer desta campanha um sucesso, onde a saúde e a educação continuam de mãos dadas, tendo em conta que para uma boa educação é necessário uma boa saúde.
Esse mesmo encontro foi também organizado no dia seguinte na escola de Lem de Achada.
NCI
Sem comentários:
Enviar um comentário