Neste presente ano lectivo e até este momento no nosso concelho, no que diz respeito a crianças com NEE e de acordo com o diagnóstico realizado temos o seguinte cenário:
Níveis | Pré-Escolar | Ens. Básico | Ens. Secundário |
Visuais | 00 | 12 | 18 |
Surdas/ Mudas | 00 | 01 | 00 |
Mudas | 00 | 02 | 00 |
Auditivas | 00 | 09 | 10 |
Físicas/Motoras | 01 | 03 | 01 |
Dificuld. de Aprendizagem | 02 | 61 | 06 |
Atraso no Desen. Mental | 01 | 08 | 00 |
Pré-Escolar
No Pré-Escolar, 1 criança apresenta deficiência físico-motora, 2 dificuldades de aprendizagem e 1 atraso mental, no universo de 862.
Ensino Básico
No EBI 12 crianças apresentam dificuldades visuais, 1 Surda-muda, 2 mudas, 9 com dificuldades auditivas, 3 com dificuldades físico-motoras, 61 dificuldades de aprendizagem, 8 com dificuldade no desenvolvimento mental.
Ensino Secundário
No Ensino Secundário temos 18 com dificuldades visuais, 10 com dificuldades auditivas, 01 com dificuldade fisico-motora, e 06 com dificuldades de aprendizagem.
Segundo a psicóloga da DMEES do Tarrafal, neste presente ano lectivo a atenção está mais virada para a avaliação dessas crianças, transmitindo aos professores durante as visitas e encontro, mensagens de que essas crianças precisam de tratamento diferenciado, com tarefas diferenciadas, e logo é necessário fazer-lhes uma avaliação diferente em relação aos alunos ditos normais. Para ultrapassar certas dificuldades são realizados encontros de trocas de experiências com os professores com crianças com NEE por grupo, ou seja, agrupam os professores consoante as dificuldades dos seus alunos.
Referiu-se também, que neste ano lectivo, tem como preocupação, o futuro profissional dos alunos com NEE, e dos que não tem pré-requisitos para ingressar nos estudos secundários, sendo assim resolveu começar por fazer algumas visitas de estudo com os mesmos, a algumas instituições e pequenos centros de formação para despertar-lhes o interesse para trabalhos práticos. É uma experiência piloto e mais tarde pode-se levar a criação de uma escola profissional para crianças com NEE no período contrário de leccionação.
Contudo convêm realçar que as principais dificuldade encontradas estão relacionadas com médicos especialistas para estas crianças, completando o trabalho de acompanhamento psicológico e pedagógico das mesmas, obter melhores resultados no final de cada ano lectivo, e ainda, uma Educação inclusiva de melhor qualidade no Concelho.
MP
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