Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Crianças com N.E.E. no Concelho do Tarrafal de Santiago

Neste presente ano lectivo e até este momento no nosso concelho, no que diz respeito a crianças com NEE e de acordo com o diagnóstico realizado temos o seguinte cenário:

Níveis

Pré-Escolar

Ens. Básico

Ens. Secundário

Visuais

00

12

18

Surdas/ Mudas

00

01

00

Mudas

00

02

00

Auditivas

00

09

10

Físicas/Motoras

01

03

01

Dificuld. de Aprendizagem

02

61

06

Atraso no Desen. Mental

01

08

00

Pré-Escolar

No Pré-Escolar, 1 criança apresenta deficiência físico-motora, 2 dificuldades de aprendizagem e 1 atraso mental, no universo de 862.

Ensino Básico

No EBI 12 crianças apresentam dificuldades visuais, 1 Surda-muda, 2 mudas, 9 com dificuldades auditivas, 3 com dificuldades físico-motoras, 61 dificuldades de aprendizagem, 8 com dificuldade no desenvolvimento mental.

Ensino Secundário

No Ensino Secundário temos 18 com dificuldades visuais, 10 com dificuldades auditivas, 01 com dificuldade fisico-motora, e 06 com dificuldades de aprendizagem.

Segundo a psicóloga da DMEES do Tarrafal, neste presente ano lectivo a atenção está mais virada para a avaliação dessas crianças, transmitindo aos professores durante as visitas e encontro, mensagens de que essas crianças precisam de tratamento diferenciado, com tarefas diferenciadas, e logo é necessário fazer-lhes uma avaliação diferente em relação aos alunos ditos normais. Para ultrapassar certas dificuldades são realizados encontros de trocas de experiências com os professores com crianças com NEE por grupo, ou seja, agrupam os professores consoante as dificuldades dos seus alunos.

Referiu-se também, que neste ano lectivo, tem como preocupação, o futuro profissional dos alunos com NEE, e dos que não tem pré-requisitos para ingressar nos estudos secundários, sendo assim resolveu começar por fazer algumas visitas de estudo com os mesmos, a algumas instituições e pequenos centros de formação para despertar-lhes o interesse para trabalhos práticos. É uma experiência piloto e mais tarde pode-se levar a criação de uma escola profissional para crianças com NEE no período contrário de leccionação.

Contudo convêm realçar que as principais dificuldade encontradas estão relacionadas com médicos especialistas para estas crianças, completando o trabalho de acompanhamento psicológico e pedagógico das mesmas, obter melhores resultados no final de cada ano lectivo, e ainda, uma Educação inclusiva de melhor qualidade no Concelho.

MP

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CAMPANHA CABO VERDE SOLIDÁRIO COM O HAITI


Devido aos abalos sísmicos registado em Haiti no mês de Janeiro, e em conformidade com a Comissão Nacional de angariação de recursos financeiros já criada, em que o MEES faz parte e de acordo com as directrizes chegada a esta Delegação do MEES do Tarrafal de Santiago, o Delegado realizou nesta manhã (19 de Fevereiro), um encontro com todos os Coordenadores, Gestores, Directores das ES e outros colaboradores para informar os mesmos sobre as ideias da CN e também criar uma Comissão Concelhia como forma de informar e sensibilizar todos os servidores do estado no concelho e a comunidade em geral, a aderirem e contribuírem com um quantia que poderá ser um dia ou meio-dia de trabalho.
Todos devemos aderir a esta Campanha solidária, pois espera-se a vossa contribuição, pensando principalmente nas crianças em particular.
CONTRIBUA-SE PARA COM O POVO DE HAITI!

MP