Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tarrafal de Santiago Junta-se na Marcha contra Abuso Sexual

A Delegação do MED do Tarrafal de Santiago saiu às ruas, nesta manhã de Sábado, 27 de Setembro, numa marcha contra o abuso sexual.
Com partida da escola secundária do Tarrafal, os cerca de meio milhar de participantes, de entre professores e alunos, do básico e do secundário percorreram as principais artérias da cidade, num apelo à união de todos contra o abuso sexual das nossas crianças.
«Basta de abuso sexual.»; «Queremos uma escola cidadã, inclusiva, segura e promotora de saúde.» e «Protegemos as nossas crianças…» figuravam entre as principais mensagens contidas nos diversos cartazes de que se faziam acompanhar.
A marcha terminou no centro da cidade e o senhor Delegado mostrava-se satisfeito e confiante de que juntos é possível vencer o desafio.
Agradeceu os alunos, os professores, o corpo da Polícia Nacional, a Cruz Vermelha local e a todos quantos tomaram parte na marcha de sensibilização. Uma sensibilização que deve continuar na escola, nas ruas, na comunidade, cada dia e todos os dias.

NICE

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Abertura Solene fez Transbordar o Mercado de Artesanato e Cultura

O Mercado de Artesanato e Cultura do Tarrafal de Santiago encheu-se nessa manhã de 23 de Setembro, naquele que foi o acto solene de abertura do ano lectivo 2014/2015.
A entoação do hino nacional por um grupo de professores, assinalava a abertura do programa, um programa repleto, não só de mensagens, mas também de homenagens e entrega de kits escolares.
As mensagens vinham tanto da parte dos alunos, do professor, como também do representante dos pais e encarregados de educação, e resumiam-se no reconhecimento do papel importante de cada um e de todos no processo educativo.
Homenagens:
- Melhor aluno do 6º ano;
- Melhor aluno do 12º ano;
- Coordenadora pedagógica mais antiga da Delegação;
- Gestor de Pólo educativo mais antigo do concelho;
- Melhor jogadora de Andebol do concelho;
- Melhor marcadora no campeonato nacional de Andebol sub-20;
- Bicampeão nacional na modalidade de Surf.
Foram esses os nomes que constavam da lista de homenageados, propostos pela Delegação, como incentivo àqueles que melhor se destacaram tanto no âmbito educativo como no desportivo.
Discurso de abertura:
O Senhor Delegado do MED tomou lugar na mesa e na sua mensagem, parabenizou a todos os actores do processo educativo, tendo considerado a educação como sendo rampas de lançamento para a transformação social.
Augura um ano lectivo focalizado na excelência, e onde a falta de recursos requer que se faça muito mais com muito menos, tendo sempre presente que cada aluno é único e protagonista da sua própria história.
 «Devemos trabalhar sem reservas, considerando os nossos alunos como sendo pedras preciosas que precisam ser lapidadas»;
Com estas palavras declarou aberto o ano lectivo 2014/2015, agradecendo a presença e a contribuição de todos.

A banda Musical do Tarrafal fechou a programa do dia.



NICE

Experiência Bilingue Chega às Escolas do Concelho

O concelho do Tarrafal de Santiago acolheu, no passado dia 22 de Setembro, duas técnicas do MED, no âmbito de capacitação de professores para a implementação do ensino bilingue.

O concelho do Tarrafal vai aderir à experiência com duas turmas do 1º ano, sendo uma do Pólo educativo de Cabeça Carreira e uma outra do Pólo educativo da ex-EBC.

A acompanhar as duas técnicas do MED, tínhamos um professor da escola de Ponta d’Água e um outro da escola S.O.S. e a acção de capacitação decorreu na base de partilha de experiências desses dois professores, já com algum domínio na temática.

Os dois elementos da equipa pedagógica que também participaram nessa acção de capacitação, vão posteriormente trabalhar com esses professores a parte escrita dentro do contexto bilingue.

Na final, a avaliação foi positiva, e esses dois professores mostraram-se minimamente preparados para dar esse novo passo.

 
NICE

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Profissionais do Pré-escolar na Preparação Metodológica

A coordenação do Pré-escolar organizou de 10 a 12, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a preparação metodológica com os seus profissionais, por forma a deixar tudo a postos para o início das actividades que tem lugar nesta segunda-feira.
O programa de actividades, bastante diversificadas, fechou com uma palestra: «Afectividade na Educação».
O senhor Delegado do MED era o palestrante, e na sua modéstia começou por lembrar-lhes que não veio trazer nada de novo, porque acredita que às monitoras não faltam o afecto. Disse pretender apenas lançar pistas para reflexão.
Começou com a definição do conceito de afecto e da educação;
. O conceito do educador;
. A diferença entre educação e ensino;
Algumas frases para reflexão:
- Educação é tudo, mas educação sem afecto é quase nada;
- O amor é uma actividade, não um afecto passivo. É um acto de firmeza, não de fraqueza. É propriamente dar e não receber;
- Tu és especial, não pelo que tens, mas porque você é meu;
- O bom da vida é sermos fonte de carinho e de afecto por onde passamos e com nossa felicidade construirmos momentos únicos de alegria.
 «Afectividade é necessária para formação de pessoas felizes, seguras e capazes de conviver com o mundo que os cerca»
«Qualquer aprendizagem deve estar intimamente ligada à vida afectiva».



NICE

Professores do Tarrafal de Santiago na Preparação Metodológica

Começou no dia 10, e até ao dia 12, os coordenadores pedagógicos, gestores e professores do ensino básico estiveram reunidos no encontro de preparação metodológica, com vista ao início das aulas previsto para 15 próximo.
O cineteatro da escola secundária de Chão Bom foi o espaço de acolhimento e durante esses três dias puderam reflectir sobre o ano lectivo anterior, no concernente ao grau do alcance dos objectivos definidos e a perspectiva do novo ano que ora começa.
Quanto à análise dos dados do ano lectivo anterior, sabe-se que o concelho teve a maior taxa de aprovação do país – 92.6% e com uma taxa de abandono situado em 0.9%. «É um resultado que nos orgulha a todos» – disse o senhor Delegado, não escondendo o reconhecimento do esforço e da dedicação de todos no processo, um resultado que acredita que ainda pode ser melhorado através de um trabalho concertado, e onde, disse – “mais do que trabalhar muito, é trabalhar bem”, e, «fazendo cada vez mais com cada vez menos».
Entre outros desafios do ano lectivo 2014/2015 – um ano lectivo que está previsto para 187 dias lectivos, o senhor Delegado aponta a consolidação do índice de qualidade educativa e a perseguição do grau de excelência. 
É o ano de implementação de novos manuais e programas para o 1º, 2º, 3º, 5º e 7º anos de escolaridade, e para o qual também se perspectiva a criação de uma sala de recursos na escola ex-EBC; a experiência bilingue na escola de Cabeça Carreira; uma sala de informática na escola Central, com possibilidade de uma outra também na escola de Lem de Achada; implementação de uma sala de Orientação Vocacional na escola secundária do Tarrafal; implementação de duas unidades formativas – uma na escola secundária do Tarrafal e uma outra na escola secundária de Chão Bom.
A socialização do projecto de capacitação dos professores na área de informática e a planificação dos conteúdos para os meses de Setembro e Outubro, fechavam o programa do encontro de preparação metodológica que foi bastante interactivo.


NICE

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Abertura do Ano Escolar no Tarrafal de Santiago

O senhor Delegado do MED do Tarrafal de Santiago reuniu ontem, 3 de Setembro, os coordenadores e os gestores de pólos educativos num encontro que marcava o início do ano escolar, e consequente preparação do arranque do novo ano lectivo.
A apresentação do relatório de actividades da Delegação referente ao ano lectivo 2013/2014; a socialização das principais recomendações saídas do Conselho alargado do Ministério; e a apresentação da Matriz e Metas estabelecidas para o ano lectivo transacto, achavam-se entre os principais pontos de agenda deste encontro.
Conforme o relatório, o concelho cumpriu a maior parte das actividades propostas, quer de caracter pedagógica, educativa, desportiva ou recreativa.
Quanto à Matriz e Metas traçadas, o concelho superou o ano lectivo transacto, e a taxa de aprovação de 92.6% é a mais alta do país.
Os programas e manuais para o 3º, 5º e 7º ano de escolaridade vão ser generalizados no presente ano lectivo, ano em que o concelho vai, pela primeira vez, implementar o ensino recorrente, a nível de Educação Básica de Adultos.
O funcionamento de uma sala de recursos e de duas salas de informática no concelho constam do pacote de projectos para o presente ano lectivo.
O conjunto de recomendações saídas do encontro estava orientado no sentido de uma constante melhoria do processo ensino-aprendizagem, em particular, e do sistema educativo no geral.
Previsão do número de alunos para o presente ano lectivo
Pré-Escolar
Ensino Básico
Ensino Secundário
790
2332
2376


NICE