Educação no Concelho do Tarrafal de Santiago

"Juntos por uma Educação e um Desporto de Qualidade"

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Associação dos Tarrafalenses nos Estados Unidos da América enviou kits escolares às crianças do concelho

Um total de onze crianças deste concelho foi beneficiado com kits escolares, donativos da Associação dos tarrafalenses radicados nos Estados Unidos da América.

A entrega desses kits aconteceu ontem, 22 de Outubro, na Delegação do MED, num acto que contou com a presença do senhor Delegado, do representante da Associação, dos coordenadores pedagógicos e dos gestores.

A Delegação do MED agradece o gesto e diz acreditar que iniciativas do género não vão ficar por ali, para a alegria das crianças e para o sucesso da Educação neste concelho.
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sessão de socialização dos manuais e Programas para o 1º Ano

Decorreu no concelho do Tarrafal, nos dias 10 e 11 de Outubro, uma sessão de socialização dos Manuais e Programas para o 1º Ano do EBI. Essa sessão, orientada pelo Mestre Eleutério Afonso, destinava-se aos Coordenadores e professores desse nível de ensino.
Foi uma necessidade decorrente da implementação, a nível nacional, de novos manuais e Programas para o 1º Ano e da nova modalidade de ensino baseado em competências.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Forum "(Re) Pensar a Educação na Ilha de Santiago"

O Concelho de Santa Cruz acolheu nos dias 5 e 6 de Outubro, o Fórum “(Re) pensar a Educação na ilha de Santiago”.

A iniciativa partiu dos Delegados do MED da ilha de Santiago, e tem como propósito encontrar os caminhos para uma educação e um desporto de qualidade.

Delegados e responsáveis dos diferentes subsistemas do ensino na ilha de Santiago estiveram presentes naquele que seria o primeiro dos muitos fóruns que se pensa organizar em prol de uma cada vez melhor qualidade do processo ensino-aprendizagem.

O senhor presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz procedeu a cerimónia de abertura e deixou aos participantes uma pergunta para reflexão: o que é educar?

Durante estes dois dias debateram-se os seguintes painéis:

- Retrospectiva da Educação na ilha de Santiago: ganhos e desafios – por Dr. Gabriel Fernandes;

A ilha de Santiago foi o berço da Educação em Cabo Verde. Foi ali que apareceu o primeiro Seminário-liceu – Ribeira Grande de Santiago (1570).

Se antes enfrentava-se tantas dificuldades para implementar um liceu, hoje a questão que se coloca é: para quê tantas universidades?

- Modelos de gestão das escolas à luz da nova Lei de Base do Sistema Educativo cabo-verdiano – por Dr. Eleutério Afonso;

Escolas gratuitas até ao 8º ano de escolaridade, o que implica menos receitas para as Escolas Secundárias.

- A introdução da língua materna, cultura e história cabo-verdianas nos currícula: vantagens e desvantagens – por Dr. Eleutério Afonso;

Nada melhor do que valorizar o que é nosso. Nossa raiz – o que recebemos do berço, a nossa língua, o crioulo.

- Escolas inclusivas: Adaptação curricular, formação de professores e criação de salas de recursos – por Dr. Manuel Júlio Rosa.

Escolas inclusivas, acarreta custos elevados mas é uma necessidade e já foram dados os primeiros passos para torná-las uma realidade.

Cada criança é uma criança, com o seu ritmo e nível de aprendizagem.